Parabéns ao Twitter

O Twitter faz hoje 10 anos. A rede de microblogging foi criada a 21 de março de 2006 quando o norte-americano Jack Dorsey escreveu o primeiro tweet do mundo.
Ao fazê-lo, o jovem web designer estaria longe de imaginar a dimensão e importância que a sua recém criada rede social iria ter na próxima década.
Atualmente, o Twitter é utilizado por muitos milhões de pessoas em todo o mundo entre anónimos e algumas cara mais conhecidas como Barack Obama ou ao papa Francisco.
Mas a história desta rede social escreve-se também pela importância que teve em algumas revoluções e pela forma como tem contribuído para mudar a imprensa.
Por exemplo, aqui na vizinha Espanha, o Twitter transformou-se numa ferramenta de “contracultura”, para o movimento que levou ao Podemos.
E, ainda na passada sexta-feira, foi o canal escolhido pelo primeiro-ministro luxemburguês para anunciar um acordo da União Europeia sobre a crise migratória.
Sete anos depois de surgir, o Twitter entrou na bolsa de Nova Iorque e reforçou a sua importância.
Em Portugal é utilizado por cerca de meio milhão de pessoas, um numero ainda relativamente modesto face a outros países e até mesmo à adesão que o Facebook conseguiu no nosso país.
Trata-se, no fundo, de uma rede social de conversa, de respostas curtas e rápidas, através da qual os utilizadores conseguem seguir outros, responder e reagir a determinadas situações, tudo totalmente gratuito.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais