Partilhe nas Redes Sociais

Parceria entre CGI e Lusófona faz nascer novo centro de inovação

Publicado em 3 Março 2023 | 179 Visualizações

A CGI e a Universidade Lusófona divulgaram um acordo de parceria para a área das tecnologias da informação, que deu origem à implementação do CGI Lusófona Innovation Lab. A iniciativa, explica-se, visa fortalecer o ecossistema de inovação da tecnológica e ajudar a criar sinergias entre alunos, professores, investigadores, startups e parceiros. Este Lab vai ter uma componente de investigação, formação, estágios e prevê também visitas aos escritórios da CGI, para aproximar os alunos da realidade empresarial. 

Mais em detalhe, a consultora explica que o CGI Lusófona Innovation Lab abrange quatro áreas de intervenção distintas. Há um Digital Lab, com um programa de mentoria e apoio a projetos tecnológicos, que conta com envolvimento de mentores da CGI. 

Na área da Investigação e Desenvolvimento prevê o desenvolvimento de programas de inovação em tecnologias emergentes, com o envolvimento de especialistas da CGI, investigadores e alunos da Universidade Lusófona. 

O Innovation Lab tem ainda as vertentes Play e Spark. Na primeira cabe um programa de colaboração e associação à incubadora tecnológica e criativa da Universidade Lusófona e às suas startups, através da iniciativa CGI Unicorn Academy. No mesmo âmbito decorre até final de março um concurso de ideias lançado pela Universidade Lusófona com o apoio da CGI, que procura boas ideias para apoiar. Já o Spark é um programa de identificação e captação de talento para reforçar as equipas da CGI.

José Pratas, responsável pelas áreas de Innovation & Partnerships, da CGI, admite que as empresas hoje já não podem inovar de forma isolada. Ao contrário, devem «criar ecossistemas de inovação que incluam diferentes atores, com o objetivo, justamente, de dar resposta aos desafios através da complementaridade e sinergias».

Rui Ribeiro, Diretor da  LISS –  Universidade Lusófona Information Systems School, por seu lado, revela que a parceria já permitiu aos alunos desenvolverem projetos com tecnologias disruptivas e de aplicação prática. Permitiu também, aos consultores da CGI, «sustentar as suas metodologias com formações orientadas, dadas pelos nossos docentes», destaca o responsável. 

A nível global, a CGI conta com 23 centros de inovação. Este, criado em parceria com a Universidade Lusófona, atua na área de influência dos 600 alunos da instituição em cursos tecnológicos.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados