Partilhe nas Redes Sociais

Porto de Lisboa sofreu ataque informático

Publicado em 26 Dezembro 2022 | 100 Visualizações

O Porto de Lisboa foi visado por um ataque informático este domingo, dia de Natal. A informação foi divulgada pela empresa em comunicado, nota onde se garantia que o ataque «não comprometeu a atividade operacional» do Porto. 

«A Administração do Porto de Lisboa (APL) está a trabalhar em permanência e estreita articulação com todas as entidades competentes, no sentido de garantir a segurança dos sistemas e respetivos dados», referia a mesma nota, divulgada esta manhã. 

Na informação oficial ficou também a saber-se que em resposta ao ataque foram «rapidamente ativados todos os protocolos de segurança e medidas de resposta previstas para este tipo de ocorrências». 

O Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária estão já a acompanhar a situação, que está longe de ser um caso isolado, num ano negro para muitas empresas e organismos portugueses que foram alvos de ciberataques, alguns deles com consequências graves e imediatas, como a Impresa, logo no início do ano, a Vodafone pouco tempo depois, ou o hospital Garcia de Orta, já a meados do ano.

Nestes três casos, o acesso a dados críticos impediu o funcionamento normal das entidades afetadas e a sua capacidade de prestar serviços. A lista de entidades atacadas em 2022, é no entanto bem mais extensa e inclui empresas e organismos públicos dos mais diversos sectores.  


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados