Partilhe nas Redes Sociais

«Portugal é um mercado muito importante para nós»

Publicado em 3 Julho 2019 por Luísa Dâmaso | 261 Visualizações

É como partner tecnológico e evolutivo, e não apenas um fornecedor de soluções tecnológicas, que a CTAIMA Outsourcing & Consulting quer ser conhecida no mercado nacional e junto das empresas que procurem a excelência nos seus resultados. A trabalhar há mais de cinco anos com empresas portuguesas a partir de Espanha, a consultora espanhola quer expandir por terras lusas a utilização dos seus serviços e soluções orientadas para a Prevenção de Riscos no Trabalho, Meio Ambiente, Qualidade e Segurança Industrial. A empresa instala-se diretamente em Portugal com uma equipa local de três pessoas, um comercial e dois técnicos. Iolanda Gatell, CEO e fundadora da CTAIMA, garante que está optimista e que pretende trabalhar com empresas que procurem a excelência nos seus resultados e estão abertas a usar a tecnologia como fator de diferenciação e motor para o sucesso do seu negócio.

Ntech.news – Esta não é a primeira abordagem que estão a fazer ao mercado português. O que vos leva a efetivar a presença local?

Iolanda Gatell – A CTAIMA atuava anteriormente no mercado português através de parceiros e, sobretudo, com implementações em cliente que já trabalhavam connosco em Espanha e também têm presença em Portugal. Em todos os países onde já estamos presentes entrámos sempre inicialmente através dos nossos clientes, os nossos principais promotores e a melhor garantia de nossa forma de trabalhar. Portugal é um mercado muito importante para nós.


Desde há algum tempo que vemos que em Portugal há uma necessidade de controlo de documentação de cumprimento obrigatório e as autoridades públicas Portuguesas estão a obrigar as empresas a melhorar esses processos documentais.


Que oportunidades identificam no mercado português?

Como país membro da União Europeia, Portugal rege-se pelas mesmas diretrizes em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, embora depois cada país legisle em função das suas características. Desde há algum tempo que vemos que em Portugal há uma necessidade de controlo de documentação de cumprimento obrigatório e as autoridades públicas Portuguesas estão a obrigar as empresas a melhorar esses processos documentais. A nossa consultoria desenvolveu um software que ajuda as empresas no controlo documental estabelecendo os contatos e exigindo às empresas externas tanto a aprovação dos fornecedores quanto a gestão da Proteção de Risco no Trabalho. Este software ajuda-as no controlo dos custos e na digitalização e otimização dos processos e tem o aval de ser uma referência no mercado espanhol, onde já fizemos mais de 650 implementações.



Estão de olho em que organizações?

O nosso software adapta-se a qualquer tipo de organização, independentemente da sua área de atividade e dimensão, já que é modular e escalável. Além disso, as empresas podem personalizá-lo para o adaptar ao cumprimento legal. As empresas que mais podem beneficiar da nossa oferta são as de médio e grande dimensão tamanho pelo volume de empresas terceiras que lhe fornecem produtos ou serviços e porque o software tem uma matriz de configuração mais ampla dando respostas a todos os possíveis riscos existentes.

Qual é a proposta de valor que têm para o mercado nacional?

O Grupo CTAIMA não é uma empresa de software, é uma consultora que devido ao conhecimento obtido em diversas áreas de atividade, criou uma ferramenta que os técnicos das empresas usam no seu dia-a-dia. As nossas soluções estão desenhadas por técnicos para ser utilizada por técnicos. Por esse motivo os nossos clientes consideram-nos um partner tecnológico e evolutivo e não apenas um fornecedor de soluções tecnológicas. É por esta razão que o nosso leit motive é Conhecimento + Tecnologia + Pessoas. Para além das ferramenta CTAIMACAE, dedicada à segurança e saúde dos trabalhadores, a consultora disponibiliza ainda a CTAIMALEGAL – legal & compliance e a CTAIMA TECH – tecnologia ao serviço da prevenção, bem serviços de outsourcing de Gestão Documental.


Os nossos produtos assentam no modelo Software as a Service e estão alojados na cloud.


Como é que essa proposta de valor vai ser exequível, tendo em conta a realidade tecnológica das empresas portuguesas?

Trabalhamos com empresas que procurem a excelência nos seus resultados. Esta foi sempre a nossa chave para o sucesso. Os nossos softwares e a nossa consultoria aposta claramente na melhoria continua e consequentemente, todas as nossas soluções são atualizadas permanentemente para garantir o cumprimento legal de todos os nossos clientes. Os nossos produtos assentam no modelo Software as a Service e estão alojados na cloud. De facto, embora agora seja algo mais comum, a CTAIMA foi pioneira há mais de 10 anos a propor esta forma de trabalhar inovadora e apostada na digitalização de processos que então eram essencialmente manuais e um pouco rudimentares.


Publicado em:

Na Primeira Pessoa

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados