Partilhe nas Redes Sociais

Prémio cientifico IBM distingue trabalho na área da Inteligência artificial

Publicado em 26 Outubro 2016 | 1259 Visualizações

Matthias Knorr foi o vencedor da mais recente edição do Prémio Cientifico IBM.  O projeto «Raciocínio Eficiente combinando Regras Não-Monótonas e Ontologias para a Web Semântica», valeu-lhe a distinção.

O investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, apresentou um trabalho na área da inteligência artificial e da web semântica, que faz uma utilização inteligente de informação estruturada e distribuída pela web.

Com este trabalho «procurou-se desenvolver uma ferramenta que permitisse o raciocínio sobre várias bases de conhecimento de forma eficiente, tendo em conta os grandes volumes de informação e conhecimento disponíveis nos nossos dias», detalha uma nota de imprensa. Com a distinção Matthias Knorr garantiu um prémio de 15 mil euros.

A iniciativa da IBM também atribuiu uma menção honrosa ao trabalho «Modelos Computacionais para Simular Cenários Clínicos: Parto Vaginal», da investigadora do INEGI Porto, Dulce Alves de Oliveira.

A IBM promove o prémio cientifico desde 1990. A empresa destaca a capacidade de inovação no país e António Raposo de Lima, presidente da divisão portuguesa, aproveitou a cerimónia de entrega do prémio para sublinhar isso mesmo e explicar que as «condições únicas do país» justificam um novo investimento da multinacional norte-americana no país.

A IBM inaugura no dia 8 de novembro o seu sexto de centros de serviços em Portugal. Vai localizar-se em Viseu e prestar serviços a clientes nacionais e internacionais.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados