Partilhe nas Redes Sociais

Priberam apresenta plataforma de monitorização de media inteligente e multilíngua

Publicado em 23 Maio 2023 | 321 Visualizações

A Priberam apresentou recentemente em Madrid uma nova plataforma de monitorização de media global, que funciona em tempo real e que consegue traduzir conteúdo em qualquer língua para inglês, assegura a empresa portuguesa. Para já, o Monitio vai estar disponível em Portugal e Espanha. 

A plataforma nasceu no âmbito de um projeto europeu e é apresentada como a primeira solução neste mercado a dar acesso a conteúdo multilingue, com a opção de tradução. Integra, para além disso, ferramentas assistidas de verificação, que a Priberam garante que ainda não estavam disponíveis no mercado de monitorização de media. 


«O Monitio organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc», explica-se. Por esta via, «os utilizadores podem receber informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes».

Esta nova ferramenta, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos com o apoio de fundos europeus, tira partido da combinação de inteligência artificial (IA) e tecnologias linguísticas para fornecer informações e relatórios mais fiáveis.

Tem também vindo a ser testada por um conjunto de parceiros internacionais. Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado o Monitio desde 2021. «Uma das funcionalidades mais poderosas da plataforma Monitio, que a distingue da concorrência, é a organização automática de milhares de artigos em grupos temáticos, com um alto nível de precisão e facilmente identificáveis numa excelente visão em árvore», sublinha Décio Telo, do ISCTE MediaLab.

Entre os parceiros do projeto estão também a emissora pública Deutsche Welle, a Universidade de Cambridge e a agência de relações públicas Scandinavian Communications.
 


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados