Partilhe nas Redes Sociais

Primavera simplifica resposta à fiscalidade em Angola

Publicado em 16 Março 2017 | 798 Visualizações

A Primavera e o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) de Angola, uniram esforços com o intuito de simplificar a comunicação do Registo Nominal de Trabalhadores (RENT) naquele país.

Esta iniciativa vai permitir a eliminação de trabalho burocrático nas empresas no âmbito de um projeto que se assume como o primeiro desenvolvido entre uma tecnológica e o MAPTSS, designadamente o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC).

No seguimento do trabalho conjunto, a partir de agora no software de gestão Primavera passa a ser possível gerar e preencher automaticamente os dados do mapa RENT e fazer a respetiva exportação do ficheiro em formato compatível para submissão na plataforma do MAPTSS.

Os ficheiros contêm também todos os dados solicitados por esta entidade «às empresas do setor empresarial público, privado, misto e cooperativo, assim como às instituições sociais, religiosas e organizações não-governamentais que tenham ao seu serviço trabalhadores assalariados», segundo se lê em comunicado de imprensa.

De acordo com Sérgio Lopes, responsável da Primavera no mercado angolano, este trabalho de simplificação dos processos empresariais desenvolvido com o MAP-TSS, particularmente com o SIAC, «é mais um passo da Primavera no caminho da transformação digital das empresas”.

Sérgio Lopes recorda que a sua organização está muito satisfeita por saber que vai «acelerar o trabalho de milhares de empresas que usam o ERP Primavera, tornando-as mais competitivas graças à eliminação do trabalho administrativo moroso e sem qualquer valor acrescentado para o negócio».

As empresas em Angola estão obrigadas a comunicar o RENT até ao final de abril com os dados relativos ao mês de março e correspondentes ao ano da entrega. Desde 2015 é possível efetuar esta comunicação através do preenchimento dos dados diretamente no site do MAPTSS ou através de submissão na plataforma do MAPTSS de um ficheiro em formato Excel.

O mecanismo agora disponibilizado pela Primavera permite a integração do ficheiro em formato Excel na plataforma do MAPTSS, eliminando a carga burocrática nas empresas .

O mecanismo de resposta ao RENT vai estar disponível para todas as empresas que utilizam o software de gestão Primavera, permitindo que em abril a comunicação ao MAPTSS já decorra de forma mais célere.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados