Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Qual a importância de apostar numa solução de analytics no seu CRM?

Ricardo Pires, partner & business intelligence lead da Xpand IT

Publicado em 25 Março 2020 por Ntech.news | 278 Visualizações

Numa época em que a transformação digital já deixou de ser apenas um chavão para tornar-se numa aposta fundamental para as empresas, ter à sua disposição soluções tecnológicas que ajudem na tomada de decisão é essencial.

Conhecer bem os clientes de cada empresa é um fator-chave para o sucesso. Uma vez que os padrões de consumo vão evoluindo e os clientes são cada vez mais exigentes, é importante, em cada interação, tirar o máximo partido da informação disponível para a adequar. Uma solução de Customer Relationship Management (CRM) é, assim, uma importante fonte de dados, que permite às empresas tomar algumas decisões importantes para o seu negócio.

No entanto, para que as empresas consigam tirar realmente todo o potencial de uma ferramenta de CRM, será necessário conjugar uma solução de analítica – uma vez que ajudará a analisar padrões, cruzar com outros sistemas e descobrir insights que podem, realmente, fazer a diferença numa organização, permitindo que utilizadores, mesmo de áreas não técnicas, consigam retirar valor dos dados e também compreendê-los.

Mais concretamente, quais serão as vantagens de apostar num quadro integrado de soluções de CRM e de Analytics? Assim, aponto 3 grandes vantagens para apostar nesta integração:

  1. Análises mais completas

Se combinar o seu CRM com dashboards pré-construídos conseguirá analisar os dados que a sua atividade empresarial gera em poucos minutos. Além disso, passa a ser possível com drag & drop colocar questões analíticas complexas e ter os resultados de forma visual. Desta forma, conseguirá ter respostas sobre as melhores decisões a tomar.

  • Informação acessível de imediato

Ainda que consiga analisar os seus dados em poucos minutos, de nada servirá se a informação não chegar ao utilizador certo. Com estas duas soluções é possível colocar todas as análises dentro dos sistemas.

  • Capacidades de Inteligência Artificial

A junção destes softwares, potenciados por Inteligência Artificial, torna-os numa plataforma extremamente inteligente e útil na tomada de decisão das empresas.

No fundo, acredito que aliar um CRM a uma plataforma de analytics pode revolucionar as organizações, a forma como são geridas, como são tomadas decisões e os resultados que estas podem atingir.


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados