Partilhe nas Redes Sociais

Robot português melhora eficiência no transporte das rolhas do grupo Amorim

Publicado em 12 Abril 2023 | 378 Visualizações

A ESI Robotics, empresa portuguesa de soluções de robótica e automação industrial, desenvolveu um robot industrial de embalamento para o grupo Amorim, que vai ajudar a corticeira portuguesa a aumentar em 30% a capacidade de carregamento de rolhas de cortiça, poupando custos na logística, no produto final e na pegada ambiental.

A ESI explica que o método utilizado anteriormente para embalar e transportar as rolhas, em sacos de ráfia empilhados em paletes, não era o mais eficiente, uma vez que a logística de transporte era muito penalizada pela quantidade transportada vs peso e volume do produto, o que afetava o valor competitivo do produto. 

O novo sistema automatizado é constituído por uma célula completamente autónoma, um sistema de paletização com robô articulado incorporado, uma palete otimizada para o contentor e caixas com revestimento alimentar.

A tecnologia, que já foi patenteada, está agora a ser usada no desenvolvimento de mais duas linhas de produção para o embalamento de rolhas do Grupo Amorim, que vão também contar com tecnologia IIoT (Industrial Internet of Things). A integração do IIoT vai permitir retirar dados de produção em tempo real do processo de produção, levando mais eficiência à gestão, melhorando a capacidade de previsão e controlo, da necessidade de manutenção industrial.

«Este projeto surgiu da necessidade de aumentar a produtividade e a eficiência do Grupo Amorim, que produz diariamente milhares de rolhas. Quisemos desenvolver um produto totalmente adaptado às necessidades da Amorim, e que ao mesmo tempo contribuísse para a redução da sua pegada ecológica e custos», explica Gil Sousa, diretor comercial da ESI Robotics.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados