Partilhe nas Redes Sociais

PUB

SAP Now Lisboa: SAP trouxe novas soluções para Portugal e volta a reforçar equipa

Publicado em 4 Abril 2019 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 660 Visualizações

O SAP Now Lisboa de 2019 teve lugar esta quinta-feira e voltou a ser um palco para falar do futuro, mostrar o caminho rumo a empresas mais inteligentes e dar espaço aos parceiros e clientes da multinacional alemã, para partilharem projetos e soluções. A SAP conta atualmente com 100 empresas parceiras em Portugal, que levam soluções às 5.600 empresas locais que utilizam o seu software.

A data do evento anual foi aproveitada pela SAP para anunciar a disponibilidade em Portugal do SAP S/4HANA Cloud e também para fazer um balanço dos 26 anos da empresa no país, numa altura em que a companhia se prepara para voltar a reforçar a equipa e depois de ter já contratado 30 novos colaboradores este ano. Ficou com 430, mas está à procura de mais, entre consultores e engenheiros de software, que vão responder às necessidades da operação nacional e do Centro Internacional de Serviços que a tecnológica mantêm em Portugal.

O Ntech.news falou com Luís Urmal Carrasqueira, diretor-geral da SAP em Portugal para fazer um balanço do evento e perceber como estão as empresas portuguesas a caminhar rumo ao conceito de empresa inteligente, o tema do evento que passou esta quinta-feira pelo Centro de Congressos do Estoril.

Ntech.news: Quais foram as grandes novidades em destaque este ano no SAP NOW?


Luís Carrasqueira: No SAP NOW Lisboa 2019 esteve em destaque a disponibilização em Portugal da nova solução S/4HANA Cloud, um ERP inteligente e de nova geração, que permite aos clientes a adaptação e adoção instantânea de processos e modelos de negócio para atuarem em tempo real e criarem mais valor, baseados em conhecimento e inteligência.

Outro destaque desta edição do SAP NOW foi a nossa solução de SAP Customer Experience, que traz consigo uma mudança do paradigma ao nível da relação com o cliente, mais precisamente com a gestão da experiência do cliente. Com esta solução queremos criar relações de confiança e acrescentar valor à experiência em tempo real. Como exemplo de utilização de uma solução SAP Customer Experience, apresentámos o projeto Nonio, já em implementação em Portugal.

Como estão as empresas portuguesas a tirar partido destas tendências? Quais são os pontos fortes?

L. C.: As empresas portuguesas estão verdadeiramente interessadas em dar o passo em direção à economia digital. Temos colaborado em excelentes programas de inovação nacional, ao nível da transformação dos processos de negócios, como é a solução de realidade aumentada do Grupo Trivalor, ou a solução de gestão analítica no Metropolitano de Lisboa para o tráfego de passageiros, que se baseia em informação em tempo real.

E quais são os pontos fracos, ou os maiores desafios?

L.C.: O principal desafio no caminho das empresas para se tornarem em empresas inteligentes assenta essencialmente na falta de recursos humanos com as competências digitais, necessárias e adequadas, para responder aos desafios da economia digital. É por esta razão que a SAP tem reforçado a cooperação estratégica com as universidades em Portugal, através do seu programa SAP Next-Gen, exatamente com este propósito de ajudar a preparar os futuros líderes da transformação digital.

Quais são as perspetivas da SAP Portugal em termos de negócio para este ano?  

L.C.: As perspetivas para 2019 são de continuarmos a crescer no nosso negócio, contribuindo simultaneamente para a criação de valor das empresas nacionais e para a competitividade da economia portuguesa. Vamos também reforçar a nossa força de trabalho, através de uma expressiva contratação de colaboradores, prevendo-se que ultrapassaremos os 500 colaboradores até ao final de 2019. Um crescimento orgânico que, juntamente com a atual força de trabalho da SAP em Portugal – mais de 430 colaboradores –, exigirá uma expansão significativa do espaço associado às instalações da empresa em Portugal.


Publicado em:

Na Primeira Pessoa

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados