Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Smartphones BQ não estão infetados com malware

Publicado em 6 Março 2018 por Ntech.news - Ana Rita Guerra | 292 Visualizações

A fabricante espanhola BQ viu-se envolvida nos últimos dias numa confusão mediática por causa da descoberta de malware instalado de fábrica em dezenas de smartphones low-cost. Já foram identificados cerca de 42 modelos baratos com o trojan bancário Android.Triada.231 que vêm infetados de fábrica, uma descoberta inicialmente feita pelos analistas da Doctor Web.

Entre os modelos afetados aparece o BQ 5510, que, ao contrário do que parece, não pertence à marca espanhola que também opera em Portugal.

«Gostaríamos de esclarecer que o referido modelo não pertence à marca espanhola BQ mas sim a uma  outra, de igual denominação, que comercializa os seus modelos na Rússia e que não tem autorização para vender na União Europeia», indicou a BQ numa informação enviada por email.

«Na BQ estamos absolutamente comprometidos com a segurança e privacidade dos nossos dispositivos». A marca escreveu mesmo um artigo detalhado no seu site MyBQ a explicar a forma como garante a segurança dos seus modelos e a dar conselhos aos utilizadores para se manterem protegidos.

Os modelos infetados com o trojan são de marcas pouco conhecidas, como a Leagoo (a que tem mais modelos problemáticos), Doogee, Vertex, Cherry Mobile e Advan, entre outras.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados