Partilhe nas Redes Sociais

Soares dos Santos vence Prémio Carreira ACEPI Navegantes XXI

Publicado em 8 Outubro 2018 | 2284 Visualizações

Alexandre Soares dos Santos é o mais recente vencedor do Prémio Carreira ACEPI Navegantes XXI. O líder histórico do Grupo Jerónimo Martins, presidente da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos foi desta forma, distinguido pela ACEPI – Associação da Economia Digital que levou em linha de conta «a sua assinalável carreira e inegável contributo para o desenvolvimento da economia nacional e da sociedade portuguesa».

Nascido no Porto, em 1934, Soares dos Santos iniciou a sua carreira profissional em 1957, na multinacional Unilever onde desempenhou, entre outras, a função de Diretor de Marketing da filial da empresa no Brasil.

Em 1968, assumiu a liderança da Jerónimo Martins, na qualidade de Administrador-Delegado, «desenhando uma estratégia de diversificação e iniciando uma firme trajetória de crescimento e internacionalização do Grupo». Ao mesmo tempo, reforçou e aprofundou a parceria entre a Unilever e Jerónimo Martins, que se manteve durante mais de 60 anos.

Sob a sua liderança, a Jerónimo Martins «passou de uma empresa de média dimensão a um dos maiores grupos empresariais portugueses, desde 1989 cotado na Bolsa de Valores de Lisboa, e controlado pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos, de que Alexandre Soares dos Santos é o maior acionista individual».

Em 2009, criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, nome do seu avô materno, que procura contribuir – através da publicação de livros, estudos, estatísticas e ensaios sobre temas relevantes da realidade portuguesa no contexto europeu – «para uma sociedade mais informada, mais consciente dos seus direitos e dos seus deveres, que assume as suas responsabilidades e que escolhe em consciência e em liberdade».

Deixou a Presidência do Conselho de Administração de Jerónimo Martins em Dezembro de 2013, depois de mais de 45 anos a liderar os destinos do Grupo, para se dedicar ao desenvolvimento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, nas vertentes de negócio e de investimento social e ambiental. Em 2016, foi criada a Fundação Oceano Azul com a missão de ajudar Portugal «a assumir uma posição de liderança nas agendas europeia e mundial em todas as matérias relativas aos oceanos».

O vencedor do Prémio Carreira Navegantes XXI é anualmente nomeado pelos membros da Direção da ACEPI. Este galardão já distinguiu em edições anteriores personalidades como José Mariano Gago, Francisco Murteira Nabo, António Carrapatoso, Roberto Carneiro, Isabel Ferreira, Belmiro de Azevedo, Fernando Pinto, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Dionísio Pestana.

A Cerimónia de entrega dos prémios ACEPI Navegantes XXI deste ano terá lugar no próximo dia 25 de outubro durante um jantar de gala que se irá realizar no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

*foto Nuno Sousa Dias

Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados