Partilhe nas Redes Sociais

Quase 90% das empresas portuguesas já utilizam software de gestão empresarial

Publicado em 16 Novembro 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 706 Visualizações

ERP Primavera IDC

A Primavera BSS e a IDC realizaram um estudo que englobou 4.515 empresas e descobriram que os software de gestão empresarial, mais conhecidos por ERP, são agora uma realidade transversal no tecido empresarial português. A investigação concluiu que 88% das empresas portuguesas já utilizam um ERP na gestão das suas operações.

O valor representa um crescimento de seis pontos percentuais relativamente ao cenário registado por um estudo semelhante feito em 2014. Segundo uma nota enviada à imprensa, parte desta maior adoção está relacionada com a preocupação que as empresas têm em termos de competitividade, não só no mercado nacional, mas também no mercado internacional.

Apesar deste indicador positivo, há um indicador que acaba por ter um peso mais negativo. Apenas 13% das organizações inquiridas acede aos ERP através da cloud, um número baixo tendo em consideração a maturidade que a tecnologia já apresenta.

A Primavera e a IDC dizem que esta baixa taxa de adoção está relacionada com o perfil do tecido empresarial português, caracterizado por pequenas empresas, e especialmente pelos sectores da construção e dos serviços – aqueles que curiosamente apresentam taxas de adoção de ERP abaixo de 90%.

«Este estudo mostra de forma muito conclusiva que praticamente todo o nosso tecido empresarial já entende a importância da utilização de um software para a gestão empresarial, contudo verificamos ainda pouca maturidade no que toca ao conhecimento e utilização dos modelos de licenciamento cloud, o qual é fundamental para uma maior agilidade e capacidade de internacionalização das empresas portuguesas», salienta em comunicado o diretor da IDC Portugal, Gabriel Coimbra.

«Temos assistido a uma duplicação do negócio em cloud a cada ano que passa, por isso, apesar de ainda existir um longo caminho a percorrer, a cloud é sem dúvida o futuro e é nessa tecnologia que estamos a colocar todos os nossos esforços, no sentido de acelerar a entrada das organizações nesse mundo digital, por forma a torná-las mais competitivas no mercado global», disse a diretora da Primavera BSS Portugal, Felicidade Ferreira.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados