Partilhe nas Redes Sociais

Sonae IM investe na empresa de IA Ometria

Publicado em 16 Outubro 2017 por Ana Rita Guerra | 406 Visualizações

Sonae BIT

A Sonae Investment Management (Sonae IM) participou na ronda de financiamento Série A da empresa londrina Ometria, uma especialista em inteligência artificial. A ronda totalizou cinco milhões de euros e reflete o interesse pela plataforma de marketing da Ometria, que pretende tornar-se o hub central de comunicação entre retalhistas e clientes.

Este é também um passo importante para a estratégia de investimento da Sonae IM, que já apostou na Bright Pixel com bons resultados.

Os outros investidores desta Série A são a Summit Action, Samos Investments, Adjuvo, Sir George Buckley, chairman da Black & Decker, Lance Batchelor, CEO da Saga e ex-diretor de marketing da Amazon, Alan Parker, chairman da Mothercare, e Matt Cooper, chairman da Octopus Investments.

A Ometria é usada por cerca de 100 grandes retalhistas multicanal e organizações de e-commerce, tais como a Moss Bros, Crew Clothing, Charlotte Tilbury, Feelunique, LoveCrafts, Wonderbly e Graze.com.

«O nosso investment na Ometria é mais um passo para o objetivo de construir um portfólio de empresas de tecnologia para o retalho B2B de rápido crescimento, e mostra o nosso compromisso em continuar a apostar em companhias inovadoras que elevam a fasquia no que toca a avanços tecnológicos no retalho», sublinha Eduardo Piedade, membro executivo do conselho da Sonae IM e da Bright Pixel.

A Son IM acredita que a Ometria está a construir uma proposta de valor única para o retalho, reunindo numa plataforma dados de múltiplas origens e combinando elementos transacionais e comportamentais (tais como visitas anteriores às lojas, compras online, interações) para criar um perfil de cada cliente. Os dados agregados são depois processados por algoritmos de aprendizagem de máquina que resultam em informações preditivas sobre o comportamento dos clientes, ajudando os retalhistas a responder a uma série de questões. Os responsáveis de marketing podem depois usar estes conhecimentos para conceberem mensagens personalizadas a partir da plataforma Ometria e distribuídas em vários canais.

Ou seja, a Ometria funciona como uma única plataforma que orquestra todas as campanhas de marketing, permitindo uma comunicação individual em larga escala.

«Este investimento é uma excelente notícia para a Ometria e estamos entusiasmados para trabalhar com a Sonae IM, que nos ajudará a explorar novas oportunidades entre os retalhistas europeus, e para aprender com a sua experiência que resulta de décadas no negócio do retalho», comentou Ivan Mazour, fundador e CEO da Ometria. A empresa vai usar os cinco milhões de euros na expansão para novos mercados e no reforço da equipa.

Já há alguns casos de estudo interessantes. A Finery, Wolf & Badger e a Finisterre registaram melhorias na ordem dos 3,5% nas receitas, de 60% na repetição de compras e dez vezes mais receitas por email enviado.

O problema que a plataforma resolve é comum a todos os retalhistas: os dados dos clientes estão isolados em vários sistemas e são precisas soluções diversas, que não interagem bem umas com as outras, para comunicar com os clientes.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados