Partilhe nas Redes Sociais

Toshiba apresenta prejuízo de 8,8 mil milhões de dólares

Publicado em 10 Agosto 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 64 Visualizações

Toshiba Resultados

A Toshiba tem boas e más notícias para apresentar aos seus investidores e acionistas. A tecnológica japonesa conseguiu arranjar uma empresa de auditoria que validasse os seus resultados financeiros relativos ao último ano fiscal, o que evita – por agora – que a empresa deixe de estar listada na bolsa de valores japonesa. Por outro lado, os resultados fiscais revelam um prejuízo de 8,8 mil milhões de dólares, o equivalente a 7,51 mil milhões de euros.

Este é o mais recente episódio de uma história que se tem mostrado complexa para a Toshiba. Desde 2015 que a gigante japonesa está envolvida em escândalos financeiros, o que tem condicionado a apresentação de resultados públicos.

Nesse ano descobriu-se que a Toshiba tinha inflacionado os resultados financeiros dos sete anos anteriores e num total de 1,2 mil milhões de dólares. Esta inflação de resultados serviu para esconder o mau desempenho da divisão de energia nuclear da tecnológica.

Em 2006 a Toshiba comprou a Westinghouse, uma empresa norte-americana de produção de energia nuclear. A questão é que nos anos seguintes a procura por energia nuclear diminuiu, sobretudo após o desastre de Fukushima. Isso teve um impacto negativo nesta divisão específica, o que levou então a Toshiba a desvirtuar as contas para esconder os maus resultados.

A Westinghouse acabou por declarar falência, estando agora num processo de reestruturação que tem proteção contra credores. Apesar deste desfecho os problemas da Toshiba mantiveram-se.

Os grandes níveis de manipulação protagonizados pela empresa fizeram com que nenhuma empresa de auditoria arriscasse na validação das contas da empresa. Agora a PricewaterhouseCoopers Aarata deu uma opinião qualificada sobre o relatório de contas da Toshiba, o que acaba por ser visto como uma validação das contas, salienta a BBC.

No entanto a mesma auditoria alerta para o facto de a Toshiba não ter feito o suficiente para alertar os seus investidores e acionistas da situação difícil relacionada com a Westinghouse, atribuindo de certa forma culpa à tecnológica pela situação em que se encontra.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados