Partilhe nas Redes Sociais

Três projetos nacionais distinguidos com Prémio de Inovação NOS

Publicado em 2 Julho 2018 | 358 Visualizações

O Centro Hospitalar de Leiria, a Barcelcom Têxteis e a Sun Concept foram as empresas distinguidas com o Prémio de Inovação NOS deste ano.

No que se refere ao Centro Hospitalar de Leiria, vencedor do prémio na categoria grande empresas e instituições, a distinção assinala o facto de a estrutura se afirmar como o primeiro hospital público do país a utilizar uma plataforma de tele-reabilitação, para a patologia osteoarticular crónica do joelho e do ombro.

Identificado como uma das principais causas de dor e incapacidade nos adultos, este problema de saúde é endereçado pelo hospital com um programa que inclui exercícios pré-definidos, a realizar pelo doente em casa, de forma autónoma. Os exercícios são prescritos através da plataforma eletrónica e os resultados monitorizados através dos sensores que este coloca, quando os faz. A solução tecnológica foi desenvolvida pela SWORD Health e está a ser usada desde o início do ano. Já envolveu 30 doentes. Até final de 2018 deve chegar a 300.

Vencedora da distinção na categoria pequenas empresas, a Barcelcom Têxteis é especialista na criação de soluções para a área médico-desportiva com elevada incorporação de tecnologia. Na oferta tem a linha de peúgas em malha de compressão, agora distinguida com o prémio de inovação pelos seus efeitos terapêuticos e de prevenção de lesões. «As peúgas, os tubos de malha e as mangas multifuncionais com electroestimulação desenvolvidos pela Barcelcom Têxteis apresentam um elevado potencial de utilização na reabilitação médico-desportiva, nomeadamente em casos de entorses, contraturas musculares, tendinites do calcanhar de Aquiles», detalha a NOS para justificar o prémio.

A Sun Concept foi a empresa distinguida na categoria startup com o projeto Catamaran 12.0, uma embarcação oceânica electrosolar de produção em série, que inova nas linhas, beneficiando do know-how do grupo na área da propulsão elétrica naval.

O Prémio de Inovação NOS é uma iniciativa realizada em parceria com a Global Media, para distinguir projetos nacionais em empresas de diferentes dimensões. Os vencedores desta terceira edição recebem serviços de comunicações NOS e de publicidade no Global Media Group.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados