Partilhe nas Redes Sociais

PUB

GMV: Innovating solutions in Cybersecurity

Transportes Urbanos de Braga junta-se à IBM para um serviço de mobilidade mais inteligente

Publicado em 20 Setembro 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 245 Visualizações

IBM TUB Braga

A empresa municipal Transportes Urbanos de Braga (TUB) escolheu os serviços tecnológicos da IBM para transformar a sua frota de veículos num sistema de mobilidade mais inteligente e moderno. Responsável por transportar 11 milhões de passageiros por ano, a TUB espera que este investimento melhore a experiência que os bracarenses têm com os transportes públicos.

Cerca de 120 autocarros vão estar ligados à rede inteligente da cidade de Braga, fornecendo um grande volume de dados que serão utilizados para produzir alertas, notificações e informações de interesse público. As tecnologias IBM Intelligent Operations Center (IOC) e IBM Watson IoT foram as escolhidas para a implementação deste projeto.

Entre as informações que estão a ser recolhidas incluem-se a localização geográfica dos autocarros, dados sobre emissão de CO2, ruído, temperatura e humidade, emissão de bilhetes e também análise de telemetria dos veículos. Além disso os autocarros estão conectados através de redes 4G e permitem que os passageiros tenham acesso à internet através de uma rede Wi-Fi.

Com esta informação que é recolhida e depois analisada pelas ferramentas da IBM, os cidadãos de Braga vão poder saber qual o posicionamento dos autocarros, qual o tempo de espera estimado e vão receber alertas em caso de algum incidente. Já a TUB, por exemplo, ao receber a informação de telemetria dos autocarros vai poder agir preventivamente na manutenção dos veículos.

«Os nossos passageiros vão agora ter acesso a uma grande variedade de serviços personalizados a bordo, incluindo acesso a Wi-Fi gratuito, informações da cidade, como museus ou restaurantes, alertas meteorológicos e também saber a localização exata de um determinado autocarro para reduzir o tempo de espera. Esta solução de IoT irá melhorar a experiência geral do cidadão de Braga para um novo nível de conforto e conveniência», referiu em comunicado Baptista da Costa, administrador da TUB.

«O nosso país reúne condições únicas para estar na linha da frente da transformação digital. É essencial continuar a investir em novas competências e talentos e promover a marca Portugal como país de inovação tecnológica e com investigação científica aplicada», disse por sua vez o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados