Partilhe nas Redes Sociais

Usabilidade ganha maior relevância em Portugal

Publicado em 11 Novembro 2021 | 130 Visualizações

Portugal está a «aproximar-se a passos largos dos países mais desenvolvidos do mundo em termos de boas práticas de usabilidade, muito devido a empresas como a Tangível, que se aliou à UXalliance». A certeza é de André Carvalho, co-CEO da Tangível, a propósito do Dia Mundial da Usabilidade, que se assinala hoje em todo o mundo.

«No Estado, há uma grande vontade de fazer bem, há pessoas com talento, mas é complicado. Trata-se sobretudo de iniciativas avulsas e há muito a fazer para melhorar processos, linguagem e burocracia», adianta José Campos, co-CEO da consultora.

«Há quem seja inovador na Administração Pública, como a AMA ou o LabX, e outros onde há um total desconhecimento desta área, sobretudo na criação de serviços que sejam fáceis de usar e centrados nas expectativas dos cidadãos», acrescenta André Carvalho.

Nesse sentido, José Campos diz acreditar «que se verão melhorias significativas na qualidade da experiência dos cidadãos com o Estado à boleia das iniciativas do PRR».

No entanto, o responsável adianta que «temos evoluído rapidamente muito por força do contato das pessoas com grandes marcas e empresas mundiais que têm o tópico da usabilidade muito bem tratado e, portanto, fazem aumentar a expectativa. Estamos rapidamente a aproximar-nos do pelotão da frente, onde estão os EUA, o Reino Unido e os países nórdicos».

Isto porque as empresas portuguesas já começam a recrutar profissionais com formação em user experience e desenho de serviços.

Antigamente, o webdesigner era um autodidata mas atualmente estão a aparecer profissionais “com muita formação”.

Esta foi uma das razões pelas quais a empresa criou a Tangível Academy, que tem dado formação a largas centenas de profissionais de todo o país, num esforço de requalificação de recursos para terem sensibilidade relativamente a este tema.

«Quando não há usabilidade, há uma má experiência. Se falarmos, por exemplo, de um software interno para a gestão de um call center, isso pode ter um forte impacto ao nível da eficiência dos recursos humanos. E isso tem custos para a organização», adiciona.

Para assinalar o Dia Mundial da Usabilidade, a Tangível organiza hoje, em parceria com a comunidade Porto UX, um evento online e presencial no auditório Mariano Gago (i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), no Porto, com o tema “Ética, Inclusão e Transparência no Design”.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados