Partilhe nas Redes Sociais

UTAD vai inaugurar laboratório de realidade virtual criado para investigadores e empresas

Publicado em 14 Setembro 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 1912 Visualizações

MASSIVE UTAD

Chama-se MASSIVE Virtual Reality Laboratory, está situado na cidade de Vila Real, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e exigiu um investimento de 700 mil euros. O empreendimento tem como objetivo ser um dos locais ibéricos mais avançados para o desenvolvimento de experiências e investigações relacionadas com a área da realidade virtual.

O laboratório está acima de tudo dividido em quatro grandes áreas: sala experimental, sala experimental multissensorial, sala de controlo e sala de questionários. Isto acontece pois o MASSIVE foi pensado para ser um ponto de paragem não só para a academia, como também para empresas que estejam a criar trabalhos nesta área.

Atualmente já há três projetos que estão em desenvolvimento neste laboratório: o HDR4RTT do Office Naval Research, uma agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América que está a criar novos algoritmos para a tecnologia High Dynamic Range (HDR); o DouroTUR, que pretende potenciar o turismo da região do Douro; e o projeto FOUREYES que procura facilitar a captação, criação e distribuição de conteúdos audiovisuais de uma forma personalizada e interativa.

Um dos grandes elementos diferenciadores do MASSIVE relativamente a outros polos de desenvolvimento em realidade virtual é que está preparado para dar aos investigadores ferramentas que permitem analisar a reação dos cinco sentidos às experiências VR. Esta vertente multissensorial permitirá em teoria criar experiências que são mais imersivas e realistas, pois induzem todos os sentidos humanos na mesma ‘direção’. Educação, treino, certificação, turismo e saúde são áreas de investigação nas quais os ambientes multissensoriais poderão fazer mais sentido.

https://www.youtube.com/watch?v=bSt3MEkarfA&feature=youtu.be

«O objetivo agora é tornar o laboratório um espaço aberto à colaboração com a comunidade académica e industrial. Pretendemos apoiar a competitividade da economia recorrendo às soluções tecnológicas de que dispomos», disse em comunicado o investigador do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica do INESC TEC, Maximino Bessa.

O MASSIVE é um projeto do INESC TEC e foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A inauguração oficial decorrerá na próxima segunda-feira, 18 de setembro.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados