Partilhe nas Redes Sociais

PUB

GMV: Innovating solutions in Cybersecurity

A nova proposta de realidade virtual da HP não é para geeks, é para empresas

Publicado em 3 Agosto 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 193 Visualizações

HP Z VR Backpack

A realidade virtual ainda está na sua infância. Nestes primeiros tempos a tecnologia tem estado acima de tudo associada a utilizações na área do consumo e muito ligada aos videojogos. Aos poucos vão surgindo vários exemplos de como a realidade virtual também é uma ferramenta valiosa para as empresas, sobretudo através de demonstrações digitais dos seus produtos.

O mais recente produto da HP, a Z VR Backpack, leva a aposta da realidade virtual nas empresas ainda mais longe. A tecnológica imagina um futuro em que vários funcionários vão usar a realidade virtual nos seus processos de trabalho. Como a realidade virtual ainda é muito exigente em termos de especificações técnicas, a solução passou por criar uma mochila-computador.

O conceito não é novo dentro do segmento da realidade virtual direcionada para o gaming, mas é sem dúvida um conceito muito pouco explorado para o lado B2B da realidade virtual.

A Z VR Backpack vem equipada com processador Intel Core i7-7820HQ, unidade gráfica NVIDIA Quadro P5200, pode ter entre 256GB e 1TB de armazenamento, sendo que a memória RAM pode chegar até aos 32GB. Vem ainda equipada com duas baterias portáteis. O preço de entrada para uma máquina desta tipologia é de 3.300 dólares, o equivalente a 2.775 euros.

Se considera que é um desperdício ter tanto poder de fogo num computador de usar às costas, fique a saber que de origem a HP inclui também uma doca. É possível retirar a caixa principal da Z VR Backpack e colocá-la na doca para funcionar como um computador desktop mais tradicional.

Em que empresas é que esta mochila pode fazer sentido? Tudo dependerá dos projetos que estejam a ser criados, mas desenvolvimento de produto, stands automóveis e agências de imobiliário são alguns sectores de negócio que à partida podem explorar as experiências de realidade virtual topo de gama como uma forma de dinamizarem os seus negócios. Usar estes sistemas para treinar funcionários para tarefas específicas é outro dos cenários onde a HP Z VR Backpack pode fazer sentido.

Segundo um estudo da consultora Greenlight Insights, o segmento B2B vai representar 24% do mercado de realidade virtual em 2021.


Publicado em:

Mobilidade

Etiquetado:

HPrealidade virtualVR

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados