Partilhe nas Redes Sociais

Volkswagen compra software house portuguesa

Publicado em 17 Abril 2018 | 2341 Visualizações

A Volkswagen Financial Services adquiriu a maioria de capital da portuguesa VTXRM. A relação entre as duas empresas nasceu em 2012, altura em que a empresa do grupo automóvel alemão começou a usar o Accipiens, um software de gestão para crédito especializado, desenvolvido pela VTXRM. A parceria estreou-se no mercado português, mas atualmente o software da VTXRM assegura o processamento digital de contratos feitos pela Volkswagen Financial Services em vários países.

O valor de investimento na software house portuguesa não foi revelado, sabe-se apenas que o negócio foi concretizado por via da aquisição de uma posição maioritária na holding que detém a VTXRM, operação que garante ao grupo Volkswagen uma participação de 90% na subsidiária. Os restantes 10% permanecem com o fundador e CEO da empresa, Nuno Silva, que também mantém as funções.

 

O Accipiens foi desenhado a partir de uma arquitetura orientada a serviços. Tem uma interface 100% web, é aberto e configurável. Pode ser usado por diferentes indústrias e é o que continuará a acontecer, uma vez que o negócio vai manter-se a funcionar de forma independente do grupo Volkswagen e a servir todos os clientes que já tem, em vários países. Em Portugal, outras referências na carteira de clientes da VTXRM, onde trabalham cerca de uma centena de colaboradores, são bancos como o Montepio, CGD ou Novo Banco.

«O Accipiens é um dos nossos sistemas de gestão de contratos implementado globalmente, que nos ajuda a estandardizar processos a nível mundial, a aumentar a produtividade e a reduzir custos», destaca Mario Daberkow, administrador da Volkswagen Financial Services e responsável pela área de TI e Processos do grupo.

«Assegurar a capacidade de fornecimento a longo prazo e o futuro desenvolvimento da VTXRM no grupo Volkswagen Financial Services são objetivos adicionais desta aquisição», garante o mesmo responsável.

A Volkswagen posiciona o negócio no âmbito da estratégia de digitalização dos serviços da empresa, que até 2020 pretende disponibilizar todos os produtos e serviços financeiros essenciais do seu portefólio online. Sublinha que o Accipiens é uma ferramenta importante para explorar as vantagens da digitalização dos processos de vendas, já que contribui para simplificar e tornar mais eficiente a gestão de contratos.

Em Portugal a Volkswagen Financial Services, parte do grupo Volkswagen AG, conta com cerca de 35 mil clientes e disponibiliza soluções de renting, financiamento, seguros e serviços de manutenção, para os clientes da Volkswagen, Audi, SEAT, SKODA, MAN e Ducati.

 

 

 

 


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados