Web Summit volta a colocar Lisboa no epicentro global da tecnologia
A Web Summit, descrita pela revista TIME como a maior conferência de tecnologia do mundo, arrancou esta segunda-feira, dia 11 de novembro, e decorre até o dia 14. São esperadas no evento principal mais de 70 mil participantes, bem como 3 mil empresas expositoras, mil investidores e 2 mil jornalistas de todo o mundo.
Entre os destaques da edição deste ano está Pharrell Williams, artista vencedor de vários Grammys e diretor criativo da Louis Vuitton, que subirá ao palco com o CMO da Visa, Frank Cooper III, para discutir o cruzamento entre comércio e criatividade. Outros nomes de peso incluem Brad Smith, presidente da Microsoft; Lidiane Jones, CEO da Bumble; e Carmelo Anthony, lenda da NBA, além de figuras como Sir Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, e Agnès Callamard, secretária-geral da Amnistia Internacional.
Startups mais próximas dos investidores
A Web Summit 2024 não só reunirá um recorde de empresas expositoras, das quais 1.200 foram fundadas por mulheres, como também uma comunidade diversa de mil investidores. Esta rede engloba investidores de grandes fundos como Northzone, Qatar Investment Authority e Khosla Ventures, que irão conduzir milhares de reuniões e sessões de mentoria para startups e investidores. Um relatório recente da Web Summit com a Crunchbase revela que as startups presentes na conferência de 2023 arrecadaram um total de 60,6 mil milhões de dólares em investimento.
Comunidades e delegações globais
Para fortalecer a ligação entre os participantes, a Web Summit organizará centenas de encontros em Lisboa, promovendo redes de contatos entre profissionais com interesses e objetivos comuns. Além disso, o evento receberá até 60 delegações comerciais de cerca de 40 países, como Alemanha, Ucrânia, Brasil, Qatar e Portugal. A delegação alemã contará com 80 startups e a participação do vice-chanceler Robert Habeck, enquanto a Ucrânia terá um espaço dedicado a 24 startups, com uma intervenção especial do ministro-adjunto Alex Bornyakov.
Sustentabilidade e inovação social no centro das atenções
Com quase 20% das startups alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Web Summit 2024 destaca o papel da tecnologia na resolução de desafios globais. Entre os parceiros de impacto do evento estão a Re:Wild, apoiada por Leonardo DiCaprio, e a World Climate Foundation. O evento também contará com a participação de líderes da Twelve, empresa que recentemente arrecadou $645 milhões para transformar carbono em combustível para a aviação, e de Ganni, marca dinamarquesa de moda sustentável.
Parceiros e suporte de grandes nomes da tecnologia
Grandes empresas tecnológicas como Adobe, IBM, Meta, Dell e SAP são parceiras do evento que volta a colocar Lisboa no epicentro global da tecnologia.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais