Partilhe nas Redes Sociais

PUB

A importância do Marketing Digital numa pandemia à escala mundial

Ana Barros, directora executiva da Outmarketing

Publicado em 27 Março 2020 por Ntech.news | 761 Visualizações

Perante um cenário de o distanciamento social, hoje mais que nunca , a Tecnologia é fundamental para a conexão com os familiares, amigos e claro, os clientes e o mercado em geral. Os tempos exigem a adoção de novas abordagens, novos modelos de trabalho e até de negócio, que nos permitam estar ligados com tudo e com todos, em qualquer altura do dia e da noite. 

Temas como a Transformação Digital e o Marketing Digital, há muito que são discutidos e não são novidade nenhuma para o mercado corporativo. Mas, será que as empresas estavam preparadas para esta passagem para o digital em menos de 24 horas? Será que as empresas que adotavam maioritariamente modelos de Marketing, Venda e Relação com o cliente com base no Outbound, estavam atentas que além deste canal, esteve ao seu alcance o digital e que ambos podiam e podem funcionar em paralelo? Nem todas, ou melhor, a grande maioria apostou mais “fichas” no offline do que no online, principalmente aquelas que atuam em vendas complexas.  

Sendo o digital, o único ponto de contacto entre as empresas e os clientes, é inevitável uma estratégia de Marketing Digital, baseada em Content Marketing e apoiada nas Tecnologias, para posicionar, criar autoridade e notoriedade da sua empresa no mercado. 

O leitor pode estar a pensar: sim, mas isto vai passar e nós vamos voltar às rotinas das nossas empresas. E eu pergunto: mas há uma previsão de quando é que tudo isto vai passar? Mais: quando passar, será que teremos exatamente a mesma abordagem e postura que tínhamos? E além disso, quem nos garante que algo do género não volta a acontecer? 

Estamos perante uma oportunidade, mesmo que há força, de criar diferentes estratégias de abordagem ao mercado para as nossas organizações. Ter dois/três caminhos a funcionar em paralelo, ajuda certamente a gerar mais receita às empresas e estas por sua vez, não estão dependentes unicamente de um canal para faturarem. Há que ter planos de “backup” para as nossas empresas, pois na eventualidade de falhar um canal, o outro garante o seu funcionamento.

Adaptação, resiliência e criatividade, é o que permitirá às organizações identificarem oportunidades para oferecerem experiências e valor aos seus clientes. Estratégias online como o Marketing Digital, a metodologia de Inbound Marketing ou o Inside Sales, podem ajudar as empresas a continuarem a chegar aos seus potenciais clientes. Como? Fazendo uso de todas as técnicas e metodologias online que estão ao nosso dispor, não descurando o P2P (People to People,) que tão bem a tecnologia pode promover e manter. 

Conheça o seu cliente, identifique o perfil do seu cliente ideal, entenda as suas dores de negócios e como a sua solução resolve as necessidades de negócio do seu cliente. E, com base nisso, defina uma estratégia de Content Marketing, suportada em diferentes suportes e para diferentes canais de comunicação. Ah! E não se esqueça do P2P. Video Content, certamente será um formato privilegiado nesta era de Pandemia. Use o vídeo para comunicar com aquela pessoa. Dê a cara e fale a linguagem do seu cliente. Como? Usando os meios digitais. Se o digital é o único caminho que está ao nosso alcance no momento, então aja já! Faça Marketing para posicionar a sua empresa no digital como autoridade na sua área de especialização. Quem não aparece, é esquecido. E, quem se posicionar já, vai ganhar pontos lá à frente, certamente. Opte por estratégias de Social Selling. 

Se é importante o contacto presencial? Sim! E por essa razão, é que o Outbound Marketing faz sentido. Mas, por agora, a máxima que impera é o distanciamento social e, isso não significa que não nos comuniquemos, que não façamos negócio. Use e abuse das Tecnologias para definir estratégias de Marketing Digital com base  em Content Marketing, dirigido ao seu cliente ou potencial cliente. Afinal, o meio digital, é o único canal que liga a sua empresa ao cliente e vice versa.


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados