Partilhe nas Redes Sociais

Altice Portugal reforça tecnologicamente combate ao Covid-19

Publicado em 31 Março 2020 por Ntech.news - Luísa Dâmaso | 1206 Visualizações

O Centro de Medicina Digital P5, disponível em www.p5.pt , é uma unidade que desde 2019, utiliza tecnologias digitais para monitorizar e melhorar a saúde das populações, complementando a rede nacional de cuidados primários e hospitalares em Portugal, numa primeira fase no distrito de Braga. Criada no âmbito de uma parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a plataforma de prestação de Cuidados de Saúde online está localizada na Escola de Medicina da Universidade do Minho, e foi robustecida tecnologicamente com um conjunto de novas tecnologias desenvolvidas pela Altice Labs.

Atualmente, face ao surto pandémico COVID-19, o Centro está a redirecionar a sua atividade para o apoio à população através de um serviço clínico digital de atendimento generalizado e gratuito. A P5 permite agora também o esclarecimento de dúvidas de saúde ao nível da prevenção, orientação e podendo inclusive servir de pré triagem à infeção por Covid-19 antes do recurso à linha oficial do SNS24 (808 24 24 24). Este serviço procura permitir a redução do recurso à linha de atendimento SNS24 em casos de menor urgência, assumindo-se como complemento a este centro telefónico, possibilitando ainda maior capacidade de resposta do mesmo.

Tendo em conta o aumento da procura de informação sobre a pandemia COVID-19 e a consequente necessidade de reforçar a capacidade de atendimento telefónico do Centro P5, a Altice Portugal melhorou a infraestrutura que dá suporte ao serviço, instalando uma central de atendimento virtual desenvolvida pela Altice Labs- Global Connect. Com esta solução é possível integrar funcionalidades de comunicações unificadas para equipamentos fixos e móveis, disponibilizando o acesso a serviços cloud e, assim, permitir a criação de postos de atendimento a operar neste Centro.

A marcação de consultas deste serviço é desenvolvida pelo Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho e pela Altice Portugal e integra a solução de telemedicina Medigraf, desenvolvida pela Altice Labs, para a realização de consultas online e gestão de fichas clínicas.

Neste momento, com o apoio de psiquiatras de todo o país, e em conjugação com o Programa para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, com a Ordem dos Médicos e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, o Centro P5 garante ainda um Serviço de Consultas de Psiquiatria gratuita por videochamada, “Cuidar de Quem Cuida”, destinado aos Profissionais de Saúde que se encontram ao serviço dos portugueses na linha da frente do combate a este surto.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados