Partilhe nas Redes Sociais

Alunos da Nova vão investigar futuro dos chatbots em desafio da Amazon 

Publicado em 17 Fevereiro 2023 | 193 Visualizações

Um grupo de alunos do Departamento de Informática da Nova School of Science and Technology | FCT NOVA foi selecionado para investigar os agentes de conversação inteligentes da Amazon, no desafio internacional “Alexa TaskBot Challenge”. 

A equipa portuguesa vai juntar-se a oito universidades americanas e uma outra universidade europeia, para participar num desafio que este ano segue para a segunda edição e que é a primeira competição de chatbots com soluções multimodais – sistemas de conversação que utilizam Inteligência Artificial para apresentar diferentes modelos de resposta, desde áudio a visual. 

Para participar na prova e desenvolver a investigação, a equipa portuguesa vai receber 250 mil dólares da Amazon e mais 150 mil dólares em recursos cloud. 

O desafio lançado este ano pela Amazon pede às equipas que investiguem os próximos passos dos chatbots, que vão ter uma perceção do mundo físico superior à geração atual. Estes robots de conversação, como o TaskBot da Amazon, vão evoluir até conseguir manter uma comunicação eficaz e guiar o utilizador na execução de tarefas manuais, das mais simples às mais complexas. «Contudo, estes avanços exigem novos métodos de IA, planeamento, e conhecimento do mundo, características ainda inexploradas nos chatbots», como sublinha a nota divulgada pela Nova.  

A equipa da Universidade portuguesa já tinha participado na primeira edição do desafio e ficou em segundo lugar, com o Task Wizard, «que se diferenciou pela introdução de factos curiosos relacionados com as tarefas propostas ao chatbot, melhorando a experiência de conversa com o sistema, e aumentando o envolvimento e empatia com o utilizador», explica um comunicado. 

Portugal vai fazer-se representar no desafio por Rafael Ferreira, Diogo Tavares, Diogo Silva, Rodrigo Valério, Inês Simões e João Bordalo. A orientar a equipa vão estar os professores João Magalhães e David Semedo.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados