Mercado das TIC vai gerar receitas de 7,4 biliões de dólares em cinco anos

As novas tendências tecnológicas não são apenas novas tendências tecnológicas, são novas forças de mercado que vão fazer aumentar os gastos em tecnologias da informação e comunicação. De acordo com a mais recente análise da consultora IDC, o investimento em TIC vai atingir os 5,5 biliões de dólares e as receitas vão chegar aos 7,4 biliões no período compreendido entre 2015 e 2020.
Internet das Coisas, robótica, realidade aumentada, realidade virtual, segurança informática, inteligência artificial e impressão 3D vão ser os grandes motores do crescimento para os próximos três anos. De acordo com o analista Stephen Minton, o efeito destas novas tendências será gigante, com destaque para o IoT que sozinho vai contribuir com receitas de 1,3 biliões de dólares.
A IDC fez mesmo uma comparação para se perceber a importância destas tecnologias emergentes: sem elas, o segmento das TIC iria crescer 1% anual; com elas, o segmento das TIC vai crescer a um ritmo de 5% ao ano. Os países da região Ásia-Pacífico vão ser os principais mercados para as tecnologias emergentes.
“Existe uma sobreposição entre velhas tecnologias e novas oportunidades, o que significa que mesmo o crescimento de produtos tradicionais, como os servidores e o armazenamento, estão dependentes dos aceleradores de inovação para o seu crescimento futuro”, comenta em nota de imprensa o analista Stephen Minton.
Serviços de cloud pública e serviços de big data e analítica vão crescer acima dos 10% entre 2015 e 2020, segundo a análise da IDC. Só os serviços de big data e analítica vão gerar 400 mil milhões de dólares em investimento durante este período de cinco anos, salienta a consultora.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais