Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Ataque informático à EDP envolve pedido de resgate de quase 10 milhões de euros

Publicado em 14 Abril 2020 | 384 Visualizações

A EDP assumiu esta segunda-feira, em comunicado, ter sido alvo de um ataque informático. Segundo o Jornal de Notícias, os piratas estarão agora a reclamar um resgate de quase 10 milhões de euros (mais concretamente 1580 bitcoins) à elétrica portuguesa, garantindo que conseguiram ter acesso a 10 terabytes de informação que ameaçam revelar, tornando-a pública ou vendendo-a a concorrentes. A empresa terá um prazo de 20 dias para pagar o resgate.

Para mostrar que a ameaça é séria, os atacantes têm revelado na dark net imagens da informação que têm na sua posse, garante o diário. Entre esta informação estão documentos da área financeira, de recursos humanos e de gestão.

No comunicado divulgado esta segunda-feira, a EDP garantia que o fornecimento de energia não foi posto em causa pelo ataque. No comunicado divulgado pela empresa sublinhava-se que os «serviços críticos de supervisão e controlo da rede elétrica de distribuição estão a operar normalmente, embora com adaptações decorrentes de algumas limitações».

A SIC Notícias avançou em primeira-mão a informação sobre o ataque, revelando que este estava a condicionar o normal funcionamento de parte dos serviços e operações da empresa e acrescentando que o ataque está integrado numa ação que atinge várias outras empresas à escala internacional.

Terão sido afetados no ataque sobretudo os servidores que dão suporte ao teletrabalho no grupo.


Publicado em:

AtualidadeUncategorized

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados