Partilhe nas Redes Sociais

Bosch avança na indústria 4.0 em Aveiro e Ovar com rede local 5G

Publicado em 16 Dezembro 2021 | 171 Visualizações

A Bosch Termotecnologia em Aveiro e a Bosch Security Systems em Ovar implementaram uma infraestrutura 5G nativa, desligada das redes dos operadores de telecomunicações e que antecipa em dois anos a chegada da tecnologia de suporte ao mercado, garantem as empresas.

Nesta rede fechada, todos os dados que circulam que aí circulam permanecem na Bosch e serão muitos, já que o plano passa por usar a rede para realizar diversos testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis com sensorização preditiva, em sistemas de localização ou testes de produto. 

A tecnologia vai permitir explorar soluções de flexibilidade da linha de montagem, como sejam linhas de montagem controladas a partir de um servidor, o que irá traduzir-se numa capacidade total de orquestração dessa linha, por oposição ao controlo ponto a ponto permitido pelas tecnologias anteriores. Isto será possível, sobretudo, graças à robustez de comunicação da infraestrutura standalone, destaca a Bosch. 

A tecnologia permitirá ainda implementar soluções de IoT, robótica e realidade aumentada com transmissão de vídeo em tempo real, um maior número de dispositivos, monitorização permanente de equipamentos críticos, ou comando remoto das linhas de produção robotizadas. 

“Com implementação de controlo de linhas de produção feita remotamente em servidor “edge”, conseguimos uma maior flexibilidade e performance de todo o processo, um menor custo de implementação e uma maior sustentabilidade, uma vez que não necessitaremos de quilómetros de cablagem para fazer sensorização ou comunicação com os sistemas de controlo avançado», explica o Nelson Ferreira, responsável pela área de indústria 4.0 da Bosch em Aveiro.

A iniciativa integra o projeto 5GAIner e tem como parceiros de implementação a Altice Labs /MEO, Universidade de Aveiro, Instituto de Telecomunicações e a Huawei.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados