Partilhe nas Redes Sociais

Bosch e parceiros vão explorar poder da IA na indústria em projeto de 10M€

Publicado em 20 Julho 2023 | 150 Visualizações

A Bosch, a Universidade do Porto e o International Iberian Nanotechnology Laboratory vão ser parceiros de um novo projeto de inovação que vai contar com um investimento de 10 milhões de euros. A iniciativa chama-se Sensitive Industry, visa a área da indústria 4.0 e AIoT e vai decorrer até 2025. Os fundos que apoiam o projeto vêm do COMPETE 2020.

O Sensitive Industry vai integrar cerca de 70 profissionais, entre engenheiros e investigadores, que vão desenvolver conhecimento crítico e soluções inovadoras para a Indústria 4.0. «Esperamos que daqui resultem tecnologias com impacto na indústria tanto a nível de eficiência como custo e qualidade de produção, fazendo uso dos nossos produtos, nomeadamente câmaras e vídeo”, sublinha António Pereira, administrador da Bosch em Ovar.

O projeto Sensitive Industry vai ajudar a encontrar soluções ajustadas às exigências da digitalização da indústria, a partir do desenvolvimento de um sistema com componentes inovadores para recolha e análise de dados de produção e logística. Este sistema vai fazer uso de câmaras e outros dispositivos sensoriais de Inteligência Artificial aplicada à IoT (Internet of Things), para tornar possível a criação de um gémeo digital nestas duas áreas da fábrica, que vão minimizar desperdícios e otimizar recursos. 

«Queremos dar resposta à necessidade de uma produção cada vez mais inteligente, com soluções conectadas que garantem transparência e flexibilidade na produção, além de operações mais fiáveis, contribuindo assim para melhorar a eficiência, a qualidade e o custo da produção através da tomada de decisão baseada em dados e com recurso às tecnologias AIoT», explica Sérgio Salústio, responsável de I&D da Bosch em Ovar.  


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados