Partilhe nas Redes Sociais

Business Intelligence: O que é, para que serve e o que é preciso para trabalhar nesta área?

Publicado em 21 Outubro 2021 | 227 Visualizações

O gigantesco volume de dados digitais gerado todos os dias, começa a fazer a diferença na estratégia das empresas e até na vida de cada um de nós. As empresas hoje antecipam, em vez de reagir, e cada um de nós passou a ter acesso a serviços personalizados, talhados para cada perfil de utilizador. 

Por trás desta enorme mudança na gestão do negócio e na capacidade de chegar ao cliente está o Business Intelligence, que dá o mote para um dos vídeos da série IT for Everyone, da Rumos. 

São pouco mais de 15 minutos de apresentação, que condensam muita informação útil para quem tem interesse no tema e quer perceber o que é afinal o BI, para que serve, o que está a mudar nas empresas e na sociedade e como funciona. 

O BI é hoje muito mais do que a capacidade de criar dashboards com informação financeira e previsões que otimizem a gestão de stocks. É também uma ferramenta para fazer análises cognitivas ou de sentimentos dos consumidores, por exemplo. A ciência dos dados tem muito para oferecer e isso também se aplica às oportunidades no mercado de trabalho. 

Aqui pode ficar a saber o que fazem os profissionais que trabalham nesta área e ter acesso a algumas dicas para começar a explorar ferramentas de BI gratuitas, se já tiver conhecimentos na área das bases de dados, mas também programas de formação para adquirir ou aprofundar conhecimento nesta área.


Publicado em:

IT for Everyone

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados