Partilhe nas Redes Sociais

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra moderniza intranet

Publicado em 31 Outubro 2022 | 497 Visualizações

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra levou a cabo um projeto de modernização da sua intranet, que abrange os 8.000 colaboradores da instituição. O projeto foi da responsabilidade da Create IT, que implementou a plataforma Diggspace no CHUC, integrando 4500 documentos, 650 artigos, 180 canais e 40 aplicações. 

O mote para o projeto foi a necessidade de atualizar a intranet existente, que já implicava uma manutenção complexa, apresentava riscos de segurança e tinha problemas de usabilidade, refere-se. O projeto visou também criar uma via mais fácil de gerir conteúdos de forma autónoma e descentralizada. 

«Havia o desafio de criar um espaço comum, coletivo, de comunicação e de envolvimento dos nossos profissionais, no qual se pudessem centralizar os conteúdos institucionais, como informações, deliberações do CA, normativos internos, notícias, eventos e formação, e que funcionasse como átrio digital para todos os colaboradores, como um espaço de integração”, explica Rosário Reis, administradora Hospitalar e Coordenadora da Transformação Digital do CHUC. 

A Diggspace é uma plataforma SaaS que permite a criação de Intranets. Assente nas ferramentas do Office 365 e cpom integração nativa com o Azure AD e Teams, permite às empresas manterem a identidade corporativa e gerirem diferentes tipos de conteúdos de forma autónoma. Integra um painel de trabalho (dashboard), área de notificações, centro de aprendizagem (e-learning), reconhecimento de colaboradores, laboratório de ideação, diretório de colaboradores e contactos, diretório de aplicações, newsletters automáticas, pesquisas e analíticas integradas. 

A Create IT conta que o carregamento inicial de conteúdos demorou duas semanas, enquanto a disponibilização da solução foi imediata, já que é um produto na cloud. Além da implementação tecnológica, a empresa encarregou-se do desenvolvimento de aplicações à medida e da desmaterialização de processos, formação dos key-users, manutenção aplicacional e suporte. 

No leque de resultados obtidos com o projeto é destacado o acesso a informação permanentemente atualizada e acessível, ferramentas de trabalho mais acessíveis, ambiente mais colaborativo e maior flexibilidade na gestão de diferentes modos de trabalho (presencial, remoto ou híbrido). 

O CHUC aponta como próximos passos no processo de digitalização continuar a modernizar a forma de trabalhar, promovendo uma maior adoção das ferramentas de colaboração agora adotadas, desmaterializando outros processos e promovendo a  automação de processos internos.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados