Partilhe nas Redes Sociais

PUB

CMU Portugal investe em projetos TIC

Publicado em 13 Abril 2018 por Ana Rita Guerra | 219 Visualizações

São 700 mil euros atribuídos via Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) a 8 projetos de investigação que foram escolhidos em concurso e terão o envolvimento de 11 instituições de investigação e a universidade Carnegie Mellon. As áreas em causa são Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Políticas e Gestão de Tecnologia, Ciência de Computadores e Investigação integrada baseada no contexto do Atlantic International Research Center – AIR Center.

O Programa CMU Portugal vai apoiar estes projetos com um objetivo claro: promover a competitividade internacional e a capacidade de inovação em ciência e tecnologia de Portugal na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. A aprovação de 8 entre 22 candidaturas teve em conta a natureza inovadora, o mérito científico da equipa de investigação e a contribuição para a acumulação de conhecimento e competências do sistema científico e tecnológico nacional.

Nuno Nunes e Rodrigo Rodrigues, do Programa CMU Portugal, salientam que a qualidade das propostas apresentadas superou as expectativas. «Estes projetos vão também envolver instituições de todo o país, desde Portalegre a Trás os Montes, passando pela Beira Interior», indicam os responsáveis. As candidaturas incluíram projetos sobre ciência de dados no mar dos Açores, plataformas na área de Internet das Coisas e robôs.

Esta nova leva irá juntar-se a um total de 47 projetos que já foram financiados desde o início do programa CMU Portugal, numa soma global de 11,2 milhões de euros.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados