Partilhe nas Redes Sociais

Delegação nacional prepara nova fase do CMU Portugal

Publicado em 16 Outubro 2017 | 642 Visualizações

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor está esta semana na Carnegie Mellon University (CMU), em Pittsburgh, para preparar a próxima fase do Programa CMU Portugal.

O ministro lidera uma delegação que inclui o presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão e os professores Rodrigo Rodrigues e Nuno Nunes, responsáveis pela preparação da proposta para a nova fase. Viajaram ainda na comitiva responsáveis por várias empresas, como a Thales e a OutSystems.

A intenção é intensificar a colaboração que já existe com empresas e organizações portuguesas.
«Desde 2006, ano da sua criação, a parceria entre a CMU, o governo português e as universidades portuguesas já criou um ecossistema criativo e fértil, a uma escala global”, comenta o diretor da parceria na CMU, José M. F. Moura.

O responsável menciona as 11 startups que nasceram no âmbito do programa e os mais de 400 postos de trabalho qualificado em tecnologias de ponta que foram criados no país. «Continua a ser objetivo da parceria estabelecer-se como agente de mudança, desenvolvendo atividades que reforcem o espírito empreendedor e a inovação dos professores e investigadores portugueses, criando emprego de alta qualidade e riqueza em Portugal.»

Durante a visita, a comissão portuguesa vai reunir com o Presidente da CMU, Farnam Jahanian, diretores de escolas, diretores de departamento, professores e responsáveis de centros de investigação ligados às áreas de interesse das instituições que integram a comitiva.

A agenda prevê ainda visitas aos centros de investigação de empresas americanas situados em Pittsburgh, incluindo a Amazon, a Uber e a Disney.

O programa CMU Portugal organiza todos os anos uma iniciativa de imersão nos Estados Unidos, com a participação de quatro startups selecionadas, a que chama de “inRes.” Este programa de imersão tem tido resultados encorajadores desde a sua criação, em 2014.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados