Partilhe nas Redes Sociais

Dell EMC anuncia forte aposta na IoT

Publicado em 10 Maio 2017 por Ana Rita Guerra | 475 Visualizações

Novos produtos e parcerias são a estratégia da Dell EMC para atacar o mercado da Internet das Coisas (IoT), sempre de olhos postos na transformação digital. A companhia anunciou no evento anual Dell EMC World, que decorre em Las Vegas, um novo Centro IoT VMware Pulse, serviços de consultoria para o sector e parcerias com a Atos, Bosch, Analog Devices, ForgeRock, IOTech, Mocana e Modius.

O CEO da VMware, Pat Gelsinger, focou-se na nova onda de inovação trazida pela nuvem à mobilidade, e a forma como os gadgets poderão ajudar os utilizadores, prevendo situações e tomando iniciativas de forma automática. A Dell citou um estudo da Gartner segundo o qual haverá 20,4 mil milhões de “coisas” conectadas em 2020, uma realidade que dará origem a quantidades massivas de dados.

«As empresas estão à procura de análises mais rápidas e em tempo real das enormes quantidades de dados produzidas por todas estas coisas nas suas redes», nota a companhia. Para muitas, é demasiado caro mover os dados das “pontas” para os centros de dados. A Dell pretende tornar esta gestão mais fácil e é nesse sentido que vão os serviços apresentados em Las Vegas. Um é o VMware Pulse IoT Center, solução que permitirá controlar as coisas conectadas e gerir a escala dos projetos IoT. Esta será a solução preferencial utilizada com os Dell Edge Gateways, sendo que poderá ser ligada ao novo software open source EdgeX Foundry para gestão do ecossistema EdgeX.

A outra parte da oferta tem a ver com serviços de consultoria, IoT Technology Advisory Service.

No que respeita a parcerias, a Bosch e a Atos são as mais sonantes. No primeiro caso, as empresas desenvolveram um kit destinado a fazer arrancar projetos IoT para a indústria 4.0, com sensores Bosch XDK, um Edge Gateway da Dell, software e integração na nuvem.

Já com a Atos, a Dell está a trabalhar no desenho de uma plataforma de gestão de serviços, Atos Codex IoT Services, para que os clientes garantam que todos os utilizadores extraem o valor necessário dos dados.

O programa de parcerias para IoT da Dell tem neste momento 70 empresas de tecnologia e serviços, e a companhia frisa que as soluções das suas subsidiárias RSA e SecureWorks garantem a inviolabilidade dos dados durante a sua transferência.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados