Escola 42 acolhe 200 novos alunos em Lisboa e Porto
A Escola 42, especializada em desenvolvimento de software, acaba de dar as boas-vindas a 200 novos alunos em Lisboa e no Porto. Este é já o 13º kick-off da 42 em Portugal e reflete a crescente procura por formação em programação, sem custos e acessível a todos os que queiram investir no seu futuro profissional. Com uma abordagem única ao ensino de TI, a 42 atrai estudantes provenientes de mais de 15 nacionalidades e diversos percursos, num ambiente de aprendizagem que garante ser «prática e que promove a autonomia e a criatividade».
Pedro Santa Clara, presidente Executivo da 42 em Portugal, refere que o 13º kick-off da 42 em Portugal representa um passo importante na missão de democratizar o acesso à educação em programação e formar os talentos do futuro. «Este curso está a ter um impacto muito positivo na vida de centenas de pessoas que procuram aumentar os seus conhecimentos na programação e dá também resposta ao elevado número de empresas que procuram profissionais ligados à programação e tecnologia», destaca o responsável.
Diversidade de perfis e foco em competências
Cerca de 70% dos novos alunos são iniciantes em programação e chegam de áreas profissionais tão variadas como a arquitetura, desporto e análise de dados. Para muitos, o curso representa uma oportunidade de requalificação e desenvolvimento de novas competências. Aproximadamente metade dos participantes concluiu o ensino superior, enquanto os restantes têm formação secundária ou técnica, criando um ambiente diversificado em perspetivas e experiências.
Aprendizagem sem professores nem horários fixos
A Escola 42 é conhecida pelo seu método de ensino disruptivo: não há professores, salas de aula nem horários fixos. Em vez disso, a formação é baseada em projetos colaborativos e desafios que incentivam os alunos a aprenderem uns com os outros. Através deste modelo “gamificado”, os alunos desenvolvem competências técnicas e habilidades como resiliência, comunicação e resolução de problemas – essenciais para a era digital e o mercado tecnológico.
Curso intensivo e gratuito, com candidaturas abertas todo o ano
O curso, 100% gratuito graças a apoios de mecenas, está aberto a qualquer pessoa com mais de 18 anos e sem necessidade de experiência prévia em programação. Os candidatos precisam de ultrapassar dois testes online e a “Piscine”, um bootcamp intensivo de 26 dias, para avaliar se estão prontos para o programa.
A duração da formação na 42 pode variar entre 12 a 24 meses, dependendo da dedicação dos alunos, e culmina numa experiência profissional que os prepara para o mercado de trabalho. A partir deste ponto, os alunos podem especializar-se em áreas avançadas como Inteligência Artificial, Cibersegurança e Desenvolvimento Web, desenvolvendo projetos que acompanham os avanços tecnológicos.
Rede global e acesso direto ao mercado de trabalho
Os alunos da 42 integram uma rede global de 50 escolas em mais de 30 países, com acesso a uma plataforma onde os parceiros de recrutamento podem divulgar ofertas de emprego. Esta ligação direta ao mercado permite uma transição mais fácil e rápida para o mundo profissional.
Desde a sua abertura em 2020, a Escola 42 já recebeu mais de 60 mil candidatos em Portugal e soma cerca de 1.000 alunos formados entre Lisboa e Porto, cidades onde as instalações estão abertas 365 dias por ano para novos candidatos.
Publicado em:
TalentoPartilhe nas Redes Sociais