Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Informação em tempo real vai facilitar estacionamento em Guimarães

Publicado em 27 Maio 2020 | 196 Visualizações

A cidade de Guimarães vai monitorizar mais de 900 lugares de estacionamento através de um sistema que combina várias tecnologias para dar informação em tempo real a quem gere a cidade, mas também a quem lá vive ou trabalha.

O grande objetivo do projeto é diminuir o trânsito na cidade e as emissões poluentes que daí decorrem, minimizando o tempo necessário para realizar uma das tarefas que mais contribui para a circulação automóvel dentro das cidades: a procura de lugares para estacionar.

Os lugares de estacionamento visados pelo sistema desenvolvido pela Ubiwhere são exteriores (em ruas, avenidas, etc) e interiores (em parques de estacionamento) e passam a ser monitorizados através de uma plataforma de gestão com informação em tempo real. Esta plataforma recolhe dados através de sensores que detetam a ocupação de lugares individuais ou que fazem a medição de tráfego e através de câmaras de vídeo, que podem recorrer a inteligência artificial para detetar lugares vagos e preenchidos.

Os dados recolhidos são partilhados em tempo real numa app e em painéis informativos instalados em locais estratégicos do município. São ainda convertidos em informação analítica, que permite à autarquia identificar padrões de ocupação em cada zona da cidade.

O projeto é promovido pela Associação de Municípios de Fins Específicos do Quadrilátero Urbano (AMFEQU), no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano que, entre outros objetivos, está desenhado para promover medidas de mobilidade sustentável.

A Ubiwhere assegura que este é «o maior projeto de gestão de estacionamento inteligente alguma vez realizado em Portugal».


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados