Partilhe nas Redes Sociais

Já pensou sobre transformação digital hoje?

Publicado em 7 Outubro 2019 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 610 Visualizações

Chama-se Onde, Quando e Como eu Quiser e é um projeto multiplataforma criado para fazer pensar na transformação digital da sociedade, a partir de diferentes pontos de vista. Nasceu há cerca de dois anos e reúne já entrevistas em vídeo com mais de uma centena de personalidades, que partilham testemunhos pessoais sobre a forma como a ascensão da internet e do digital mudou – e continua a mudar – as suas vidas e do sector em que se movem. As primeiras entrevistas foram feitas a especialistas em marketing, mas aos poucos João Pico decidiu abrir o leque e hoje há visões partilhadas por personalidades de diversos quadrantes.  

João Pico é CEO da Comprimido, empresa de marketing e consultoria digital que acolhe o projeto e é o mentor da ideia. A série de entrevistas que tem conduzido nestes últimos dois anos são partilhadas no YouTube, no Linkedin, ou em grupos temáticos nas redes sociais e começam a dar também origem a magazines, centrados em temas mais específicos. 

No futuro o material pode ser aproveitado para fazer documentários, áudios, textos ou servir de base a seminários em universidades. O mentor está aliás já a falar com instituições de ensino superior para trabalhar esta possibilidade e admite que gostava de contribuir para levar para a escola conteúdos fora do formato standard tradicional. Mas não fecha a porta a outros caminhos de evolução. 

Uma ferramenta de combate à iliteracia digital 

O fundamental é que a iniciativa se afirme como uma ferramenta de combate à iliteracia digital, que agrega um conjunto de opiniões e visões sobre o impacto da evolução digital em diferentes realidades e percursos de vida, mas também sobre o futuro, as suas ameaças e oportunidades. Tem reunido testemunhos de profissionais de várias áreas, com uma aposta forte em especialistas de diferentes domínios. As entrevistas estão divididas por temas, onde cabem o futuro do digital, da democracia, da educação, da TV, da internet e outros. 

João Pico descreve o que está a fazer como «um arquivo bruto, aberto à sociedade civil», criado para incentivar uma reflexão e um debate não politizado, que ajude quem com ele interage a reunir elementos para pensar nestes temas com outra profundidade. 

O também formador de video marketing passou quase duas décadas na SportTv, a trabalhar em edição de vídeo. Saiu em 2017 e admite que o contacto de tantos anos com a TV – tinha estado mais cinco na TVI – lhe permitiu perceber o ritmo lento de adaptação do meio aos gostos e preferências em mudança do consumidor. «Muitos decisores [nesse como noutros meios] estão a pôr a cabeça debaixo da areia» e a escolher não ver que a forma como aprendemos, interagimos ou consumimos conteúdos e serviços está a mudar, sublinha. 

O projeto Onde, Quando e Como eu Quiser junta visões e perspetivas que possam contribuir para aumentar a literacia digital de quem decide ou influência, desmistificando o conceito de transformação digital.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados