Ligações internas acrescentam valor à Fidelidade
Com cerca de 8 mil agentes ativos e uma estratégia de expansão e internacionalização que atravessa já um grande número de geografias (Espanha, França, Luxemburgo, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Macau), a seguradora Fidelidade conta atualmente com uma pool de recursos humanos na ordem dos 5 mil colaboradores.
A dispersão de recursos levou a seguradora a procurar uma plataforma tecnológica de comunicação que fizesse convergir todo este contexto de parceiros e colaboradores numa rede interna de contatos e partilha de conhecimento, que fosse simultaneamente um veículo de desenvolvimento cultural do Grupo, mas também um instrumento de trabalho e uma ferramenta útil para a partilha de informação essencial ao negócio das diversas empresas do Grupo – Multicare, Via Directa, Universal Seguros, DIN (Garantia, Fidelidade Moçambique e Macau) e Gente com Ideias (programa de Responsabilidade Social).
É neste processo de consulta ao mercado que a Fidelidade cimenta o lema “Ser Fidelidade (Be Fidelidade)” e procura um parceiro tecnológico que agarre no conceito e una o universo Fidelidade numa plataforma agregadora das várias intranets que povoam a rede do Grupo fomentando a identificação de todos com a empresa.
A Create IT surge no projeto por recomendação da By, a empresa de design contratada pela Fidelidade, e traçou o caminho que correspondeu aos requisitos da seguradora. A solução passou pelo desenvolvimento e implementação de uma intranet “chapéu” em SharePoint como porta de entrada para todas as intranets do Grupo. Uma intranet com o lema “Ser Fidelidade (Be Fidelidade)” enraizado, ou seja, muito focada na comunicação, na disponibilização de informação para todos e na partilha de funcionalidades úteis aos colaboradores, com especial destaque para o Perfil de Utilizador e Portal de Colaborador.
De acordo com Teresa Ramalho, Responsável de Comunicação Interna da Fidelidade, a Intranet Be Fidelidade «tem como principal foco as pessoas, unir todos os colaboradores num só portal onde comunicamos notícias transversais às empresas do Grupo Fidelidade, onde os colaboradores têm o seu Perfil interagindo uns com os outros, facilitando e promovendo o networking profissional tão importante para o engagement nas empresas».
De acordo com a responsável, a nova intranet trouxe vantagens como «o reforço do sentimento de pertença global ao Grupo (cada pessoa não acede à intranet da sua empresa, mas sim do Grupo), o acesso mais fácil e rápido à informação (sinergias derivadas da centralização) e a comunicação mais ágil e eficiente (com o acesso a novas ferramentas úteis para o trabalho diário de cada colaborador e a partilha de informação entre colegas)». Teresa Ramalho assume que este projeto «foi só o começo e começou muito bem», destacando a metodologia Scrum utilizada e o fato desta ser uma novidade para a Fidelidade, mas, «extremamente eficaz».
Publicado em:
ProjetosPartilhe nas Redes Sociais