Nova ligação terrestre de dados aproxima Sines e Madrid

A Start Campus e a EXA Infrastructure vão ligar Sines a Madrid através de duas novas linhas terrestres de dados, no âmbito da expansão estratégica da rede da EXA para Sines. Na sequência disso, o mega centro de dados da Start Campus, ainda em fase de construção, fica também ligado à infraestrutura principal da EXA em Madrid.
«Além de conectarmos o nosso projeto SINES 4.0, a nova rede recém-construída pela EXA estabelece as bases para uma nova era de conectividade para a Europa e para o resto do mundo», sublinha Afonso Salema, CEO da Start Campus.
«O compromisso da EXA em ligar o nosso projeto SINES 4.0 a Madrid, Espanha, com novas rotas, é um passo importante para possibilitar e fortalecer a conectividade multicontinental de alta velocidade de e para Portugal», acrescenta o mesmo responsável.
A EXA, por seu lado, sublinha que o investimento na expansão da rede vem responder a uma procura crescente «por rotas de conectividade melhoradas para o sul da Europa».
O Mega data center de Sines deve começar a funcionar no final de 2023 e será um dos maiores da Europa. A sustentabilidade é uma das apostas do projeto, que conta com sistemas de arrefecimento com água do oceano ou abastecimento a 100% com energias renováveis.
Ainda antes do arranque oficial da infraestrutura em Sines estão já anunciadas algumas parcerias relevantes. Por exemplo, com a EllaLink, que inaugurou recentemente a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre Europa e América do Sul. As duas empresas vão promover a interação das infraestruturas, partilha de conhecimento e sinergias.
Neste momento Sines está já ligada a Lisboa e a Madrid, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. No futuro, a conectividade será estendida para Marselha, Barcelona, Casablanca e, além disso, Estados Unidos, Ásia, África e Oriente Médio.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais