Partilhe nas Redes Sociais

O que é Data Science: pode ser uma oportunidade para quem quer mudar de carreira?

Publicado em 13 Dezembro 2021 | 63 Visualizações

Data Science é um dos termos que mais se vulgarizou nos últimos anos e uma profissão emergente, onde continuam a existir muitas oportunidades de trabalho, à medida que cada vez mais empresas, nas áreas mais diversas, começam a tirar partido dos dados para levar mais longe os seus negócios. 

Neste vídeo da série It for Everyone, resultado de uma parceria entre a Rumos e o Ntech.news para promover a literacia digital, pode ficar a conhecer um pouco melhor o conceito, perceber para que serve e o que faz quem trabalha nesta área. Para quem tem vontade de abraçar um novo desafio profissional, numa nova área, a boa notícia é que este é um domínio onde diferentes backgrounds são, não só aceites, como até considerados uma mais-valia para enriquecer equipas e trazer diferentes visões aos projetos. 

É isso mesmo que explica Filipa Rodrigues, formadora da Rumos na área de data science, lembrando que no mercado já existem hoje muitos programas de formação para ajudar a “sintonizar” quem vem de outras áreas, com aquilo que um cientista de dados deve saber, para começar a trabalhar na área. A prática e o treino farão o resto, rumo a uma carreira que hoje é vista como uma peça central na transformação das empresas em organizações data driven. 

E porque é que isto é importante? A enorme quantidade de dados que uma economia cada vez mais digital produz, só têm valor se estes forem transformados em insights úteis e foi isso que a data science veio trazer. Muito antes do termo data science se tornar popular, as empresas já analisavam dados, é um facto, mas faziam-no sobretudo de forma retrospectiva. Hoje, à análise de dados do passado, a tecnologia permitiu juntar capacidade preditiva, indispensável para tomar melhores decisões, num mundo dos negócios cada vez mais competitivo. 

Os cientistas de dados são fundamentais para posicionar as empresas neste contexto,  ajudando a fazer as perguntas certas, criando os modelos que vão conduzir às respostas, cuidando da qualidade dos dados e, na fase final, analisando os modelos criados e apresentando resultados. Ficou curioso? veja o vídeo.


Publicado em:

IT for Everyone

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados