Partilhe nas Redes Sociais

O que pode a Oracle Cloud fazer pelas abelhas e por nós? Mais do que imagina

Publicado em 22 Outubro 2018 | 149 Visualizações

A Oracle é parceira de um projeto inovador que pretende encontrar respostas para o declínio das atividades de polinização das abelhas, os agentes mais importantes deste processo essencial ao desenvolvimento de frutos e sementes e à reprodução de uma grande diversidade de plantas.

O World Bee Project é uma iniciativa global que recorre à tecnologia cloud da empresa norte-americana para compreender melhor o comportamento das abelhas melíferas, a espécie polinizadora mais relevante a nível mundial nos ecossistemas agrícolas.

O projeto tira partido de uma rede de colmeias conectadas, a partir da qual são recolhidos dados de forma remota, entre sons, indicadores de temperatura, humidade e níveis de produção de mel. Essas informações são remetidas para a cloud da Oracle e trabalhadas com recurso a ferramentas de analítica e inteligência artificial, para produzir novos dados que ajudem a compreender a relação das abelhas com os ambientes que as envolvem.

O objetivo é identificar padrões e poder agir de forma a minimizar os impactos negativos à atividade das colónias, eliminando predadores de espécies invasivas, como as vespas asiáticas, ou evitando enxames em épocas menos próprias.

«Ao protegermos as abelhas e outros polinizadores, podemos ajudar a resolver problemas da cadeia alimentar e da pobreza à escala mundial, bem como reduzir o impacto da perda de biodiversidade e os danos nos ecossistemas», explica Sabiha Rumani Malik, fundador e presidente executivo do The World Bee Project.

O mesmo responsável adianta que a ligação do projeto à Oracle Cloud vai «permitir o desenvolvimento da investigação avançada, sobretudo numa escala que antes não era possível». Acrescenta ainda que toda a informação obtida graças à Oracle Cloud ficará disponível para todos os projetos de investigação e conservação dedicados à proteção das abelhas, independentemente da sua localização ou origem.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados