Partilhe nas Redes Sociais

Opensoft aponta tendências tecnológicas para 2025

Publicado em 28 Novembro 2024 por Ntech.news | 43 Visualizações

Em 2025, a transformação digital estará cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e dos cidadãos. Neste contexto, a Opensoft revela as principais tendências que, segundo a sua equipa, vão moldar a área das Tecnologias da Informação no novo ano.

1. Upskilling e Reskilling

A falta de talento especializado em áreas estratégicas, como a tecnologia, continua a ser um dos maiores desafios das empresas, especialmente com a crescente integração da Inteligência Artificial (IA). Esta necessidade de adaptação através da formação, ou reskilling, é particularmente importante para os profissionais da área da tecnologia, que estão mais expostos a saltos tecnológicos potencialmente disruptivos. Neste sentido, estar na linha da frente enquanto empresa significa ter a capacidade de oferecer formação contínua aos colaboradores, proporcionando um desenvolvimento profissional
mais especializado. Mas nem só de competências tecnológicas se faz este processo de formação contínua; a aposta nas soft skills como liderança, comunicação ou negociação é também decisiva na medida em que prepara os profissionais para lidarem com situações complexas e inesperadas que ocorrem frequentemente no mundo das tecnologias.

2. Interoperabilidade:

A sociedade continuará o seu caminho no sentido de tornar menos burocrática a vida
quotidiana através de soluções digitais alicerçadas no princípio da interoperabilidade.
Assim, várias empresas e serviços públicos procurarão aprofundar o grau de integração e
transmissibilidade dos seus dados e das suas plataformas digitais, de modo a tornar mais
fluída a experiência do utilizador. A tendência aponta para uma maior procura destes
serviços de interoperabilização de sistemas, sendo que daí advém uma experiência digital
menos burocrática e mais simples.

3. Inteligência Artificial

Se para as empresas do setor tecnológico a utilização da IA não é algo novo, para empresas de outros setores e cidadãos comuns este contacto é relativamente recente e potencialmente disruptivo. A entrada da IA no quotidiano das pessoas e empresas significa que terão que ser feitos mais esforços para que este seja um elemento diferenciador. Assim, a Opensoft antevê que 2025 será um ano de recalibração no que toca a IA, já que todos aqueles que a utilizam terão que perceber como tirar proveito dos seus
benefícios de forma eficiente e segura.

4. Humanização

O uso crescente de ferramentas tecnológicas, como a IA, nas empresas terá de ser acompanhado por uma maior valorização do capital humano. Rui Cruz,CEO da Opensoft, defende que a humanização dos serviços será um fator essencial para o sucesso das empresas, incluindo as tecnológicas. «O contacto empático, próximo e construtivo com o cliente continuará a ser um fator diferenciador fundamental», afirma, destacando que a tecnologia deve ser uma aliada na criação de relações mais humanas e eficazes.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados