Partilhe nas Redes Sociais

Opensoft leva Chave Móvel Digital para Cabo Verde

Publicado em 6 Julho 2023 | 500 Visualizações

A OpenSoft implementou em Cabo Verde um meio de autenticação idêntico àquele que também é usado em Portugal, como forma de autenticação e assinatura digital certificada pelo Estado: a Chave Móvel Digital.

Responsável também pela implementação da solução em Portugal, a Opensoft foi agora parceira do organismo responsável pela digitalização dos serviços públicos, para levar a CMD para Cabo Verde.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação certificado pelo Estado, que
permite aceder a serviços digitais públicos e privados, assim como assinar documentos digitais através de um login. Nos serviços públicos, facilita por exemplo, o acesso a operações como renovar documentos, alterar uma morada ou pedir certidões.

A CMD associa um número de telemóvel ao documento de identificação do utilizador (Cartão Nacional de Identificação ou Passaporte), recorre ainda a um PIN escolhido pelo utilizador e a um código temporário adicional, para garantir a segurança do procedimento.

O projeto com Cabo Verde está a ser desenvolvido desde 2020, mas só agora teve lançamento público. Foi realizado em parceria com a NOSi, a entidade pública local com a responsabilidade de promover a governação digital e definir modelos e sistemas adequados para o efeito. Contou também com a colaboração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A Opensoft destaca a intenção de dar seguimento a este projeto com novas valências. «Sabemos que é desejo do Executivo cabo-verdiano não ficar por aqui e alargar a digitalização de serviços às empresas e organizações, algo que nos deixa muito entusiasmados quanto à interoperabilidade entre serviços, ao desenvolvimento e ao futuro que estamos a ajudar a construir», refere Rui Cruz, CEO da Opensoft.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados