Partilhe nas Redes Sociais

PUB

GMV: Innovating solutions in Cybersecurity

Software Schneider Electric ajuda Docapesca a poupar energia

Publicado em 27 Setembro 2017 por Ntech.news | 135 Visualizações

A Schneider Electric desenvolveu uma solução de software para ajudar a Docapesca a reduzir o consumo energético das seis Direções de Portos de Pesca e Lotas onde opera. O projeto tem como propósito o acesso remoto aos consumos de energia das diversas instalações da Docapesca, o que torna necessária a recolha e tratamento de dados de consumo dos analisadores de energia instalados nos locais.

Isto é possível através de ferramentas de software que otimizam o sistema de gestão de energia, ao mesmo tempo que promove uma redução de custos. A solução implementada permite traçar os perfis energéticos de carga e consumo em contínuo, de modo a alocar os custos a cada sector e tomar ações corretivas para melhorar a exploração e manutenção dos equipamentos. Por outro lado, o projeto desenvolvido pela empresa de gestão de energia e automação vai seguir a evolução de medidas de eficiência energética a implementar. A intenção é otimizar consumos de acordo com os diversos regimes de utilização.

Segundo a Docapesca, a Schneider foi selecionada por ser uma das referências do mercado e pela forma como desenhou a solução – «Mais completa, tendo em conta o objetivo traçado para o cumprimento das metas de redução dos consumos energéticos», refere Tito Alexandre Rodrigues, da direcção de infraestruturas e manutenção da empresa do sector empresarial do Estado.

Outra das caraterísticas importantes do projeto foi a implementação de um sistema de visualização online que utiliza painéis de energia dinâmica para exibir informações operacionais e de consumo. O visualizador tem gráficos, tabelas e widgets, que contribuem para uma gestão mais eficaz da eficiência energética global dos edifícios a longo prazo, refere a Schneider.

Rui Queiroga, vice presidente de edifícios da Schneider Electric, refere que este é um projeto do qual a fornecedora se orgulha, visto que permite «contribuir para uma melhor operacionalização do sistema de gestão global e integrada de energia das várias instalações da Docapesca».

 


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados