Partilhe nas Redes Sociais

Ubiwhere desenvolve tecnologia para ajudar a limpar os oceanos

Publicado em 12 Outubro 2021 | 70 Visualizações

A Ubiwhere está a desenvolver um projeto que visa contribuir para uma maior eficiência nas operações de remoção de lixo dos oceanos, mais concretamente plástico e derivados. O Weed Out Single Use Plastic (Erradicar Plástico de Uso Único) – WOSUP prevê o desenvolvimento de uma plataforma que vai permitir às embarcações responsáveis por este trabalho de limpeza, tirarem partido de um software que as ajudará a localizar com precisão os resíduos, identificar a sua dimensão e traçar a rota mais eficiente para a sua remoção.

Para fornecer estes dados, a solução recolhe e processa imagens de satélite, a partir das quais também consegue fazer cálculos em relação ao número de embarcações necessárias para remover determinada quantidade de lixo.    

Segundo informação publicada no site oficial do programa que ajuda a financiar o projeto, o EEA Grants, o WOSUP vai custar 414 mil euros, 207 mil euros são financiados pelo programa.  

Calcula-se que anualmente, pelo menos, 5 milhões de toneladas de resíduos cheguem aos oceanos todos os anos. A maioria destes resíduos acabam no mar pela ineficiência na gestão dos resíduos sólidos nas cidades, muitas vezes depositados em lixeiras a céu aberto, perto de linhas de água, acabando por seguir caminho até ao mar. 

O plástico, por não se decompor como os materiais orgânicos, torna o problema ainda mais grave e o facto de se acumular no fundo do mar, não só gera poluição como é um risco para a vida marinha e para a saúde humana. O efeito do sol, da água salgada e das ondas acaba por fragmentá-lo em pequenos pedaços (microplásticos), com efeitos para a saúde que são cada vez mais temidos. 


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados