Partilhe nas Redes Sociais

Universidade de Coimbra cria ferramenta inovadora para programar robots industriais

Publicado em 26 Fevereiro 2019 | 303 Visualizações

Investigadores do Laboratório de Robótica Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveram uma ferramenta que acreditam poder «revolucionar a robótica industrial, designadamente a programação de robots».

A ferramenta em questão foi desenvolvida com recurso a dispositivos de realidade mista, como os óculos Microsoft HoloLens e abre caminho a um «novo conceito de interação Homem-máquina, detalha Norberto Pires, coordenador do projeto (na foto).

«O sistema desenvolvido permite que o utilizador extraia informação visual da peça real, por exemplo, do projeto em 3D dessa peça realizado numa ferramenta CAD, e a explore e manipule – visualmente em ambiente real – de acordo com a aplicação pretendida, através de simples gestos com as mãos», explica o investigador.

Essa informação é transmitida ao robot, que depois de a assimilar gera o código necessário para a realização das operações definidas, que podem incluir a produção da própria peça, através de impressão 3D, por exemplo.

Isto que torna possível a programação do robot sem conhecimento da linguagem específica de cada máquina e das características do robot em questão. Permite que o programador se concentre apenas em aspetos operacionais, reduzindo o tempo de projeção e fabrico dos produtos, bem como os custos.   

O sistema foi desenvolvido em colaboração com a DOLL Engineering e tem por base um estudo, recentemente publicado na revista internacional Industrial Robot da editora Emerald.

No vídeo abaixo pode ver a demonstração do projeto.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados