Partilhe nas Redes Sociais

PUB

GMV ajuda na modernização da PSP com criação de arquivo digital de armas

Publicado em 29 Agosto 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 453 Visualizações

Armas PSP

Até aqui a Polícia de Segurança Pública (PSP) possuía um arquivo em papel com mais de um milhão de fichas de registo relativas ao cadastro de armas e respetivos proprietários. Pela própria extensão do arquivo, os processos de consulta eram demorados e difíceis de realizar.

Para melhorar a eficiência nesta área, foi criado um arquivo digital de armas que na prática funciona como um motor de busca para informações relacionadas com o registo e propriedade destes bens. O Repositório de Informação Digital sobre Armas e Proprietários (RIDAP) foi desenvolvido pela GMV.

O projeto foi realizado para o Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da Polícia de Segurança Pública em coordenação com o Gabinete de Sistemas de Informação (GSI).

A criação do RIDAP faz parte de uma estratégia mais global de modernização administrativa da PSP. Além do repositório digital foram ainda criados interfaces aplicacionais que permitem a integração desta informação noutros sistemas da PSP, como o Sistema Estratégico de Informação (SEI) e o Sistema Integrado de Gestão de Armas e Explosivos (SIGAE).

A implementação deste projeto foi feita entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017. Segundo informação da GMV, o plano foi concretizado em duas fases: a primeira relacionada com a digitalização e indexação das fichas das armas; a segunda fase mais relacionada com o desenvolvimento aplicacional tendo em vista a integração com diferentes plataformas.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados