Partilhe nas Redes Sociais

IBM entrega Prémio Científico a doutorada do ISCTE

Publicado em 4 Julho 2017 por Ntech.news - Ana Rita Guerra | 1358 Visualizações

Caroline Conti IBM

A brasileira Caroline Conti recebeu o Prémio Científico IBM referente ao ano de 2016, pelo seu trabalho de investigação no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – IUL). Foi a primeira vez na história do prémio, que vai na 27ª edição, que um trabalho de investigação do instituto foi reconhecido. Caroline Conti, de 31 anos, concluiu recentemente o doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação na universidade.

«É uma honra muito grande receber este prémio e ter o nosso trabalho reconhecido neste grupo seleto de investigadores de prestígio internacional que foram premiados nestes últimos 27 anos», afirma a vencedora. «É também de salientar a importância do prémio IBM como um incentivo para nós, jovens cientistas, continuarmos a desenvolver investigação de qualidade em Portugal.»

O trabalho premiado aborda alguns dos desafios e requisitos essenciais para introduzir futuros serviços e aplicações baseados na tecnologia de campo de luz (ou light field) e desenvolve três soluções para a sua codificação eficiente. O objetivo é lidar eficientemente com a enorme quantidade de dados envolvidos nestes sistemas e suportar as novas funcionalidades mais poderosas de visualização e interação.

Este trabalho, diz a IBM, contribui também para a discussão iniciada recentemente pelos organismos de normalização JPEG (Joint Photographic Experts Group) e MPEG (Moving Picture Experts Group), que visam especificar uma norma para a representação e codificação do conteúdo de campo de luz através das iniciativas mundiais JPEG Pleno e MPEG-I.

O júri reconheceu este trabalho pela «sua qualidade, clareza de exposição e oportunidade tecnológica.» O prémio será entregue à investigadora, que também está ligada ao Instituto de Telecomunicações, numa sessão que vai decorrer em setembro.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados