Partilhe nas Redes Sociais

Esmagadora maioria dos colaboradores superestimam conhecimentos de cibersegurança 

Publicado em 8 Novembro 2022 | 493 Visualizações

Um teste realizado pela Kaspersky com quase 4 mil colaboradores de empresas revelou que só 11% têm um nível de consciência elevado na área da cibersegurança. A maioria dos participantes neste teste, que teve por base uma ferramenta gamificada desenvolvida pela empresa, cometeram erros que numa situação real podiam ser fatais. 

Um em cada 10 participantes conseguiram ter mais de 90% das respostas certas e ter acesso a um certificado de excelência, mas a maioria (61%) dos 3.907 participantes, apenas conseguiram um resultado médio com 82% a 90% de respostas certas e mais de um quinto (28%) não conseguiram mais de 75% de respostas corretas.

A Gamified Assessment Tool cobre seis domínios da segurança: palavras-passe e contas, e-mail, navegação na web, redes sociais & messenger, segurança de PC e dispositivos móveis. A navegação na web revelou-se o tema mais difícil para os utilizadores e apenas 24% definiram corretamente as ações propostas. Os cenários ligados a dispositivos móveis revelaram-se os menos complexos e 43% dos colaboradores não cometeram erros na identificação de riscos cibernéticos nestes cenários.

No teste foi usada a Kaspersky Gamified Assessment Tool, criada para ajudar a mudar o comportamento e a consciência dos colaboradores, mas também para ajudar os chefes de informação e os departamentos de RH a medir as competências cibernéticas dos profissionais e agir em conformidade. 

Enquanto jogam, os colaboradores recebem pontos tendo por base as decisões que tomam perante as situações que vão surgindo e que simulam o ambiente de trabalho remoto e no escritório. «É-lhes pedido que avaliem se as suas ações comportam riscos cibernéticos, e quão confiantes estão nos seus pressupostos», explica a Kaspersky.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados