Fertagus migra aplicação SIGO para Microsoft PowerApps
A Fertagus está a migrar a aplicação SIGO – Sistema Integrado de Gestão de Ocorrências – para Microsoft PowerApps, num projeto contratado à Rumos Serviços. A migração foi necessária devido à descontinuação da funcionalidade Access Services da Microsoft, que saiu da plataforma Office 365 e Sharepoint Online. O projeto começou em março de 2018.
Em termos práticos, a aplicação SIGO destina-se a integrar todas as ocorrências relacionadas com a operação da Fertagus num único repositório. Essas ocorrências poderão ser originadas tanto pela Infraestruturas de Portugal, que faz a gestão da circulação ferroviária nacional, como por outros operadores ferroviários, pelos serviços da Fertagus ou por entidades terceiras.
O administrador da Fertagus Paulo Cerqueira resume a SIGO como um «jornal de bordo» onde são registadas todas as ocorrências e os seus impactos. «Esses registos não se restringem, exclusivamente, ao serviço ferroviário, mas também incluem as ocorrências no âmbito da gestão do nosso serviço SulFertagus (serviço rodoviário), parques de estacionamento exteriores e autossilos», descreve o responsável.
É um «manancial de informação» com dados que são tratados por ferramentas de Business Intelligence e garantem à empresa de transportes um conhecimento mais profundo da sua atividade, o que facilita a gestão diária da empresa.
O projeto começou a 20 de março e foi dividido em três fases. Na semana passada foi iniciada a fase final, com o desenvolvimento de funcionalidades necessárias ao negócio e não existentes na anterior Access Web App.
A migração foi complexa, explica o gestor de Enterprise Productivity & Collaboration da Rumos Serviços David da Silva Rosa, porque a app original tinha diversos ecrãs interligados e elevado nível de personalização. Foi necessário ultrapassar as limitações que ainda são inerentes à nova plataforma e desenvolver mais funcionalidades, através da interligação com outros produtos (casos do Microsoft Flow, SharePoint Online e Azure). «Esta migração representa mais um passo importante no seguimento do processo de transformação digital da Fertagus», afiança David da Silva Rosa.
A abordagem permitirá também à Fertagus continuar a evoluir a PowerApp SIGO conforme as necessidades do negócio com menor complexidade.
«Com esta Microsoft PowerApp, a Fertagus conseguiu não só migrar a anterior aplicação como melhorar a sua user experience e o conjunto funcional de suporte ao negócio», acrescenta o responsável da Rumos Serviços.
Publicado em:
ProjetosPartilhe nas Redes Sociais